feed

SLUM

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3312-5380 | Disque Limpeza: 0800 082 2600
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

Decoração natalina com recicláveis está em exposição na Slum

Slum_Decoração_Reciclaveis

Decoração natalina da Slum com material reciclável

Já virou tradição. Anualmente, durante o mês de dezembro, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) abre as portas de sua sede, no bairro da Ponta Grossa, para visitação da decoração natalina produzida com materiais recicláveis.

Este ano, a novidade foi o toque ornamental da superintendente-adjunta, Amália Abreu, que junto com as educadoras ambientais da Slum, confeccionaram peças com motivos natalinos a partir da reutilização de garrafas PET, embalagens plásticas, papelão, acrilon, sacos telados, CDs usados, lâminas de radiografia e embalagens plásticas, entre outros.

Além da árvore de natal, montada em estrutura metálica e produzida com garrafas PET retalhadas, embalagens de iogurte e radiografia, outro destaque são as bolas em tamanhos e cores variadas. As bolas produzidas com CDs e DVDs usados possuem amarração com braçadeira. Já as com garrafas PET utilizam cola e acrilon para provocar uma textura diferenciada.

O papelão foi o principal resíduo utilizado para produzir caixas de presente em diversos tamanhos, com adereços confeccionados a partir de sacos telados – muito comum em feiras para transportar verduras.

Guiomar de Jesus Santos atua há onze anos como educadora ambiental da Slum. Ela foi uma das responsáveis por executar o projeto decorativo formatado pela superintendente-adjunta Amália Abreu. “É um exemplo muito importante. Ao reaproveitar esses materiais, estamos contribuindo com a diminuição do lixo que chega ao Aterro Sanitário e, assim, ajudamos a prolongar o seu tempo de vida”, aponta.

Maria Cícera de Souza Fradique tem nove anos de Slum. Ela lembra que guirlandas, sinos e outros ornamentos também podem ser produzidos com material reciclável e faz um convite para a visitação do material exposto na superintendência. “Se a população passasse a visitar e visse o trabalho, não desprezaria o material reciclável. Eles começariam a perceber a importância tanto para o meio ambiente, quanto até como uma forma de melhorar a renda deles”, exemplifica.

A visitação da decoração natalina da Slum pode ser feita na sede da superintendência, na Praça Cyro Acioli, 96, Ponta Grossa, das 08h às 14h. Os interessados podem tirar dúvidas sobre os materiais utilizados e aprender a confeccionar os produtos com as educadoras ambientais da Slum. Mais informações pelo telefone 3315-5002.

Fernando Coelho – ASCOM SLUM

bg azul