Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 - Maceió/AL. Atendimento ao público das 8h às 14h // Fones: (55 82) 3315-5736 / 3315-5074 / 98882-1135 (Imprensa) / 98882-8185 (Administrativo)

Maceió 198 anos: Entenda essa história

mirante sereia - foto nide linsCom mais de um milhão de habitantes, Maceió é o 17º município mais populoso de todo o País, ocupando a 73ª lugar, no continente americano. A cidade, que registra uma temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados, possui algumas das mais belas praias urbanas do Brasil, atraindo um número cada vez maior de turistas a cada ano.

Sobrevoo em Maceió afim de ter panorâmicas da cidadeFoto: Pei Fon Secom/MaceióSobrevoo em Maceió afim de ter panorâmicas da cidadeFoto: Pei Fon Secom/MaceióMas até se tornar cidade, Maceió, que nas primeiras décadas do século XIX era chamada de Maçaio, percorreu um longo caminho. O primeiro passo para a sua fundação, foi dado em 5 de dezembro de 1815, quando a Vila de Maceió foi desmembrada da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoas do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro, por esta razão, o dia 05 de dezembro é a data em que a cidade celebra sua criação.

Essa data está registrada em uma das cartas escritas por Dom João, então príncipe regente, e esse relato é considerado a certidão de nascimento de Maceió, segundo historiadores. A dúvida quanto à idade da capital se tem pois dois anos após o nascimento de Maceió, a cidade assume o posto de capital do estado de Alagoas, em 1817.

De Maçaio à Maceió

Com raiz indígena – o nome da cidade é uma evolução da corruptela tupi maça-y-ok, que significa “o que tapa o alagadiço” – a população maceioense é eminentemente mestiça. A preeminência européia de portugueses (e outros brancos) não conseguiu esconder nem essa, nem a origem negra. Localidades como Pajuçara, Guaxuma, Jacutinga, Sauaçuí, Jatiúca, Cambona reforçam a identidade da hoje capital do estado.

Por causa do desenvolvimento advindo da operação do porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias, em 9 de dezembro de 1839, deu-se a elevação à condição de cidade. Em 16 de dezembro o município de Maceió foi inaugurado, sendo seu primeiro intendente Augustinho da Silva Neves.

Atualmente, Maceió é a principal cidade do Estado e vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, sendo considerada uma capital regional tipo A, segundo a hierarquia urbana do Brasil, exercendo influência no Estado e em Estados próximos.

Secom Maceió