SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383 - Poço
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Restaurante Popular:comida saudável com baixo custo

Semas_Restaurante_Popular (1)Muito mais do que um lugar para se alimentar, o Restaurante Popular de Maceió tem como missão garantir maior qualidade e colaborar, de forma referente, com a alimentação de mais de duas mil pessoas que passam pelo local diariamente. Para isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atua junto com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), através de convênio, para garantir uma refeição balanceada com preço popular.

No convênio, o Município de Maceió custeia parte dos recursos para fornecimento da alimentação e a instituição administra o espaço.

“O Restaurante Popular tem como princípio fundamental a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis. É focado para as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar que estão na região central de Maceió. Alimentação a preço”, completou a secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti.

Pelo valor de R$ 2,00, qualquer pessoa tem acesso a uma boa alimentação que conta com acompanhamento nutricional e um cardápio diversificado, incluindo, além da refeição balanceada, suco natural da fruta e sobremesa. “As mais de 1.500 toneladas de alimentos que são servidas diariamente atendem aos lojistas, camelôs, funcionários públicos e quem mais se interessar em passar por aqui”, disse Adalberto Loureiro, administrador do Restaurante Popular.

Sessenta profissionais, entre cozinheiros, nutricionistas, auxiliares administrativos e seguranças trabalham no local. Um convênio com o Serviço Social do Comércio (Sesc) garante a inserção dos alunos do curso técnico em nutrição dentro da cozinha, através das aulas práticas, eles participam do processo de preparação das opções servidas. Outros convênios com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) já fizeram parte da história do restaurante, que também abre espaço para os projetos sociais.

Semas_Restaurante_Popular (2)

O vendedor ambulante, José Dimas Cavalcante, almoça todos os dias no Restaurante Popular de Maceió, e destaca que a iniciativa é excelente, pois oferece comida de qualidade com valor acessível. “Trabalho no Centro de Maceió e almoço todos os dias no Restaurante Popular. Eu adoro, pois além de uma boa alimentação, o preço é popular”, destacou.

O espaço funciona há mais de seis anos. Em 2010, o Restaurante Popular de Maceió esteve em terceiro lugar, no ranking dos dez melhores Restaurantes Populares do Brasil. O espaço, localizado na Rua Barão de Alagoas – no Centro de Maceió, funciona de segunda à sexta-feira das 10h às 14h.

“Conseguimos trazer para o Restaurante Popular um trabalho maravilhoso junto com o Grupo da Melhor Idade organizado por nós. Aqui elas produzem artesanato com os materiais recicláveis que são descartados todos os dias por aqui das embalagens dos produtos utilizados na preparação das refeições”, destacou Elaine Rocha, assistente social do restaurante, que há três anos atua em um projeto pioneiro que leva um grupo de idosas todas as sextas-feiras ao restaurante para se reunir e produzir artesanato com os materiais recicláveis, entre eles, garrafas plásticas e papelão.

O grupo de 30 idosas organiza oficinas, exposições e apresentações que acontecem no ambiente interno do restaurante em datas comemorativas e ainda promovem a conscientização dos usuários no que se refere à conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Ascom Semas