SEMDS

Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3312-5380 | Parque Municipal: 3312-5396 | Disque Limpeza 0800 082 2600
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Sempma inicia decoração natalina com participação de idosas

Idosas do Instituto da Melhor Idade do Grupo Nova Vida, localizado na Chã da Jaqueira, foram convidadas a conhecer a Recicloteca – sala de oficina de artes da Coordenação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

DSC_0498

Na ocasião, além de serem instruídas sobre como fazer objetos natalinos derivados de materiais recicláveis, elas ajudaram na decoração da secretaria. Maria do Carmo Brito, uma das idosas do grupo, falou sobre a importância da reciclagem, pois muitos dos materiais que seriam destinados ao lixo podem ser transformados em arte para ser comercializada. “É muito importante uma iniciativas como esta, porque muitas coisas, como garrafas vazias, são jogadas no lixo e aqui não se perdem, porque têm valor”.

DSC_0508

A Sempma fez o convite para integrar a comunidade às atividades que o órgão executa. Gerlane Joaquim da Silva, estagiária da área de Educação Ambiental, comentou que a troca de experiências com as mulheres do Grupo Nova Vida, enriquece o conhecimento e na Recicloteca, serve de oficina para novas oportunidades.

“Na verdade, é uma troca de conhecimento. Elas vêm com um conhecimento de casa, da própria vida, algumas delas já fazem artesanato, já reciclam materiais, e outras não. Então elas aprenderam aqui o passo a passo de como fazer os adereços natalinos e principalmente, sobre a importância da preservação ambiental”, pontuou Gerlane.

DSC_0506-1024x575

A coordenadora do grupo das idosas, Celma Maria da Conceição, falou sobre a experiência e disse que as senhoras ficaram felizes com o convite da Sempma. “É uma oportunidade única elas estarem aqui, aprendendo e ensinado o que sabem. Até porque algumas delas não sabem nem o que é reciclar e depois do que viram aqui, com certeza, terão um novo posicionamento diante dos resíduos, o que serve de lição até para os filhos e netos”, afirmou.

Oficinas natalinas

A Sempma informa que estão abertas as inscrições para oficinas de produção de enfeites natalinos com materiais reaproveitados. Os trabalhos serão realizados na Recicloteca, e o agendamento deve ser feito por e-mail.

A coordenação de Educação Ambiental espera formar turmas de no máximo 10 pessoas por oficina. Além de árvores de natal, os participantes poderão aprender outros tipos de enfeites natalinos e trocar experiências com outras pessoas. Mais informações sobre como participar e o material necessário para utilização nas oficinas podem ser obtidas pelo número 8805-3542 ou na sede da Sempma, na Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro. Interessados devem enviar um e-mail para reciclotecasempma@gmail.com.

Gustavo Corado / Ascom Sempma