SEMAS

CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Conferência avalia política de Assistência Social em Maceió

O último dia da VIII Conferência Municipal de Assistência Social foi marcado pelos debates nas oficinas e pelas deliberações de propostas​​ que irão qualificar a oferta de serviços​ e​ programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nos próximos 10 anos. Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vez, rumo a 2026”, o evento, realizado no Centro Cultural e de Exposições (Centro de Convenções) Ruth Cardoso, reuniu mais de 500 pessoas, entre elas usuários e profissionais da área.

As oficinas foram dividas em três eixos e contou com a participação coletiva dos usuários, trabalhadores da assistência social, representantes do governo e da sociedade civil. O Eixo 1 abordou  o enfretamento das situações de desproteções sociais e a cobertura dos serviços, programas, projetos, benefícios e transferência de renda. No Eixo 2,  foi destacado o Pacto Federativo e a consolidação do SUAS. Já o Eixo 3, considerou o fortalecimento da participação e do controle social para a gestão democrática.

Segundo a presidente do CMAS, Isabel Impiere, o objetivo dessas oficinas  é fazer uma avaliação da política de Assistência Social no município, afim de propor novas diretrizes para qualificar essa política. “O evento teve a participação de 156 delegados, 264 observadores e 50 convidados. Todos envolvidos para definir, deliberar as prioridades e ampliar os direitos dos usuários da assistência social”, falou a presidente.

Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, o segundo dia da conferência é marcado também pela escolha de delegados representantes do município para Conferência Estadual. “Confiamos que os delegados levarão essas deliberações para a conferência estadual e a nacional com as prioridades dos nossos usuários”, destacou a gestora.

semas-conferência-cmas (3)

Oficinas foram dividas em três eixos e contou com a participação coletiva (Foto: Ascom Semas)

O grupo de Coco de Roda do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira, formado por crianças e adolescentes do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou uma belíssima apresentação para os participantes da VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Após as oficinas, serão apresentadas as deliberações dos grupos, que foram votadas em conjunto. Foram eleitos 12 delegados, que atuarão na X Conferência Estadual de Assistência Social, de 8 a 11 de agosto.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas