semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Segurança: aplicativo cria canal entre turistas e órgãos públicos

530aa9b785c0aa34ac9aef082974127c

O secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, participou, na última semana, do evento de lançamento do aplicativo “Juntos pela Segurança” que já está disponibilizado para a população. A ferramenta que foi desenvolvida com objetivo de criar um canal de denúncias relacionadas à segurança pública passa a ter também uma categoria de turismo para que visitantes relatem problemas com estrutura, segurança e serviços contratados na cidade.

Podendo ser baixado gratuitamente, o aplicativo desenvolvido pela empresa Rastru, permite o envio anônimo de áudio, vídeo, fotos e outros dados que serão acessados por órgãos públicos competentes. Segundo José Alencar Feitosa, proprietário da empresa, o módulo de turismo foi planejado em parceria com o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas. Os guias ajudaram a criar as categorias de denúncia como prestação de serviço ilegal, serviço de turismo inseguro, propaganda enganosa, exploração sexual de menores, degradação de atrativos e acidentes em operações turísticas, por exemplo.

“Além de informar sobre problemas vivenciados na cidade, os turistas também vão poder relatar irregularidades que poderiam provocar acidentes como, por exemplo, superlotação em embarcações, falta de equipamentos de segurança, ruas muito mal iluminadas, etc”, explica Alencar.

Apresentação de aplicativo "Juntos pela Segurança! para secretário de turismo e integrantes do Sindicato de Guias de Turismo de Alagoas

Apresentação de aplicativo “Juntos pela Segurança! para secretário de Turismo e integrantes do Sindicato de Guias de Turismo de Alagoas

De acordo com Jair Galvão, além de servir às instituições de segurança, a tecnologia fornecerá também uma base de dados para a Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió – Semptur. “A plataforma vai nos permitir identificar gargalos e problemas que afetem as experiências turísticas na capital. Vamos ter acesso a um mapa de denúncias que nos ajudará a planejar estratégias para solução dos problemas mais usuais, através da articulação com outras secretarias e órgãos públicos como Procon, secretarias de segurança, planejamento,  entre outras”, explica o secretário.

O aplicativo já está disponível para download e possui também outras categorias de denúncia, como, por exemplo, violência doméstica, assaltos, tráfico de drogas, etc. Cada tipo de relato será analisado pelas secretarias responsáveis pela devida área.

Ascom Semptur