sms feed

SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde em parceria com Unit

Rui Palmeira inaugura a UDA Dr José Lages Filho e, na oportunidade, assinou o termo de outorg onerosa para a acessibilidade da ladeira do Calmon. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em parceria com a Unit, Rui Palmeira inaugura a UDA Dr José Lages Filho. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou, na tarde desta sexta-feira (1º), mais um equipamento público de saúde à comunidade maceioense. A nova Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. José Lages Filho foi construída a partir da assinatura de um convênio de cogestão firmado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit).

A UDA, que fica localizada na sede da instituição de ensino superior, em Cruz das Almas, vai funcionar como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e atenderá a demanda espontânea da população. O espaço contará com técnicos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, odontólogos e assistentes sociais, além da disponibilização gratuita de medicamentos para o tratamento dos pacientes. Estagiários da área de saúde que fazem parte da Unit também vão atuar na unidade como parte da formação acadêmica.

Rui Palmeira destaca a importância da entrega do equipamento social à população. “A UDA Dr. José Lages Filho é mais um equipamento de saúde que está sendo entregue pela Prefeitura de Maceió, em parceria com a Unit, para suprir a carência que o Município, por muitos anos, tinha nessa área. O espaço conta com toda uma estrutura completa de fisioterapia, clínica médica e odontologia para atender os cidadãos que vivem aqui na Região Norte da capital e também da comunidade São Rafael, que vive no entorno da instituição de ensino”, pontuou.

O reitor do Centro Universitário Tiradentes, Jouberto Uchôa, falou da satisfação em firmar a parceria com o Município. “Com a inauguração dessa UDA, nós iremos potencializar ainda mais o atendimento a todos os moradores da Região Norte de Maceió que necessitam dos serviços básicos de saúde. Gostaria de agradecer ao prefeito Rui Palmeira pela parceria firmada entre a gestão municipal e a Unit. Tenho certeza de que esse novo equipamento de saúde ofertará um atendimento digno e humanizado à população”, disse.

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, esclarece que a UDA reforça o compromisso da gestão com a Saúde de Maceió. “Conforme determinação do prefeito Rui Palmeira, temos realizado importantes melhorias na Saúde da capital. Somente no último mês, inauguramos novas unidades de saúde quase que diariamente, o que reforça o trabalho sério e comprometido do Município em levar serviços básicos e fundamentais a toda a população que necessita do nosso atendimento”, esclareceu.

Solange Lages Chalita, filha do homenageado, também esteve presente na cerimônia de inauguração e disse estar muito feliz pela homenagem. “Estou muito emocionada e o sentimento é de pura gratidão ao ver esse equipamento de saúde sendo entregue à população. O José Lages foi professor e médico durante 70 anos e tenho certeza de que ele se alegraria bastante ao ver que esse espaço será palco de muito aprendizado e compaixão ao próximo”, salientou.

Durante a solenidade, o prefeito Rui Palmeira também assinou um termo de outorga onerosa para construção de toda acessibilidade da Ladeira do Calmon, em Bebedouro.

Uadson Barros (estagiário) / Secom Maceió