SEMDS

CEP 57018-655 // Fones: (82) 3315-4735 /4736 Parque Municipal: 3358-6232

Poda no canteiro da Amélia Rosa será retomada neste sábado

20161105_111315
A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) retoma, na manhã deste sábado (19), no sentido shopping-praia, os serviços de poda e supressão de árvores do canteiro da Avenida Antônio Gomes de Barros, antiga Avenida Amélia Rosa, na Jatiúca. Já estão devidamente podados galhos nos canteiros das Avenidas Fernandes Lima, no Farol, Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde.

Os trabalhos são realizados com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT) para ordenar o fluxo de trânsito e evitar que, eventualmente, galhos não danifiquem automóveis e nem ponham a população em risco.

Quando feito, o corte respeita a altura de 2,2 metros no passeio onde estão as árvores, conforme orientação técnica do Núcleo de Monitoramento Arbóreo de Maceió (Numa). Os agrônomos do Numa têm acompanhado e orientado cada corte e supressão em espécies com galhos debilitados ou mortos, além de manter a atenção sobre a copa das árvores e dos troncos.

“Os trabalhos com extrema cautela e orientação técnica de equipes da Sempma, ou seja, são devidamente avaliados. Por isso, somente galhos e árvores comprometidos estão sendo podados ou suprimidos para garantir a segurança de motoristas e pedestres”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura. Os galhos recolhidos são triturados e o material obtido será reservado e utilizado na composição da compostagem que servirá para plantio de mudas, por exemplo.

Como solicitar poda de árvores

A solicitação do serviço deve ser encaminhada à Sempma, informando o tipo de serviço a ser executado: poda ou supressão ou os dois ao mesmo tempo, o motivo para a execução, o local onde será feito, contato do solicitante e se a árvore fica em área pública ou privada. Preenchido, o documento deve conter ainda a assinatura do responsável e a data da solicitação. Na Sempma, o requerente dirige-se ao Plantão Fiscal, entrega o formulário preenchido e se a árvore estiver em área pública, o serviço não será tarifado.

Em áreas privadas, é cobrada uma taxa para avaliação dos agrônomos sobre o local onde será feita a poda e/ou supressão. No ato da entrega do formulário, o requerente pode se dirigir a qualquer agência bancária de sua preferência e após pagamento, retornar à Sempma para protocolar o serviço.

Após análise local, os agrônomos informam ao requerente se o serviço será feito conforme solicitado, ou indicam outra forma de solucionar o problema, como a poda de emergencial, poda de equilíbrio ou poda de sustentação.

Em áreas públicas, o processo é feito pela própria Prefeitura. O setor de poda é responsável pela execução dos serviços. Em todos os casos, o solicitante pode acompanhar o andamento do processo por meio do número de protocolo pelos telefones 3315-4735, 3315-4736, de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. A Sempma fica localizada na Rua Marquês de Abrantes, s/n, em Bebedouro.

Ascom Sempma