SEDET

CEP - 57050-015 // Fones: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Comunidade conhece o Projeto Maceió de Frente Pra Lagoa

Aguardado há décadas pela população maceioense, o projeto Maceió de Frente Pra Lagoa foi apresentado, em assembleia, para a comunidade da orla lagunar, nessa segunda-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Secretários, representantes da Prefeitura de Maceió, técnicos e consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram presentes.

Projeto foi apresentado à sociedade

“Para mim já é muito importante fazer a drenagem e o saneamento básico que nosso bairro precisa. Estou mais feliz ainda por ver tantas outras melhorias que a Prefeitura vai fazer, só tenho a agradecer por essa iniciativa que muitos não quiseram fazer”, afirmou a moradora Júlia Maria Santos de Barros.

Com auditório lotado, a população conheceu, em detalhes, o projeto e como será realizado o acompanhamento pedagógico e todo o funcionamento da intervenção na área. Também foram apresentados os benefícios que serão implantados, como creche, escola, academia de ginástica e área semiaberta para atividades de recreação.

Além de todo o sistema de esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação em todas as ruas do bairro e iluminação em LED, também será realizada a reconstrução do edifício de apoio da Guarda Municipal e o Centro Comunitário, que vai servir para capacitação, empreendimentos e várias oficinas e ações para a comunidade, desenvolvidas em parceria com a Prefeitura.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Mac Lira, a Prefeitura vem trabalhando desde 2014 no Maceió de Frente Pra Lagoa para resgatar o bairro e devolver a qualidade de vida para os moradores da região. Com a aproximação da reta final da parte teórica e burocrática do projeto e início de execução das obras, é fundamental a participação da comunidade.

“É fundamental que todos tomem conhecimento e participem, pois a requalificação beneficiará diretamente os moradores da região. Vai ter casa, saneamento, drenagem e emprego para as pessoas da comunidade. O objetivo dessa reunião é mostrar que a Prefeitura já está trabalhando e as pessoas também fazem parte do projeto. Temos um longo caminho a percorrer e com a ajuda da comunidade o projeto terá muito êxito”, disse.

Ao final da assembleia, uma comissão com 30 pessoas foi criada para representar a comunidade nas reuniões, repassar informações, ajudar na didática do projeto e acompanhar o andamento das obras.

O Projeto

O Programa Maceió de Frente pra Lagoa, que beneficiará diretamente 150 mil pessoas, prevê a construção de 1.900 unidades habitacionais – por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal – , equipamentos sociais e de assistência à Educação e à Saúde, sistema de esgotamento sanitário e iluminação, além do projeto eixo viário lagunar que vai melhorar a mobilidade urbana na região.

Raíssa Barbosa/ Ascom Sedet