FMAC

Fundação Municipal de Ação Cultural

Av. da Paz, 900, Jaraguá
CEP 57025-050 // Fones: (82) 3336-2357

Presidente da FMAC participa de fórum de gestores de cultura em Brasília

Vinícius Palmeira, presidente da FMAC. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Ao longo da última semana, o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, participou do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Brasília. O evento foi promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e contou com a presença de gestores públicos, ministros, parlamentares, estudantes universitários e pesquisadores.

Na última sexta-feira (28), o Fórum dos Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Regiões Metropolitanas integrou a programação do evento. O gestor da FMAC, que também é o atual presidente do Fórum, informou que durante o encontro foram iniciadas as primeiras conversas para a definição da nova diretoria.

“Foi a primeira reunião após as eleições de 2016 e o Fórum trouxe uma nova configuração de secretários e gestores dos diversos municípios e capitais do Brasil. Discutimos a renovação da diretoria com representantes das cinco regiões brasileiras, o que tornou o encontro ainda mais consistente”, disse.

O presidente da Fundação aproveitou o momento para destacar a importância do Fórum para a gestão da cultura em todo o País. “O Fórum garante uma entrada direta com o Ministério da Cultura e discute as políticas culturais em todo o território brasileiro. A integração de seus membros é fundamental para que o desenrolar de uma nova gestão aconteça da melhor forma possível”, ressaltou.

“Foi possível sentir na reunião que os novos membros têm uma conotação muito firme para a execução da política cultural, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos. Essas políticas devem sair mais do campo teórico para o campo de execução. Além disso, o Fórum também pensa em ações conjuntas e simultâneas em várias capitais”, finalizou.

Durante o encontro, os representantes decidiram que a nova diretoria deve ser definida no dia 31 de maio.

Robson Muller – Ascom/FMAC