semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Prefeitura e setor turístico alinham promoção de cursos de qualificação

Reunião entre trade turístico aconteceu na Semtur. Foto: Semtur

Com objetivo de discutir a promoção de cursos de qualificação e capacitação profissional voltados ao setor turístico, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) promoveu nesta quinta-feira (08) uma reunião entre representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur) e da Secretaria Municipal Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O encontro serviu para alinhar entre esses parceiros a promoção e ressaltar a importância dos programas Brasil Braços Abertos e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativas dos ministérios do Turismo (Mtur) e da Educação (MEC).

“O trade esteve em reunião com a Semtur para a apresentação dos dois programas do MTur e do Mec. A intenção é que as empresas que trabalham com turismo divulguem os cursos entre os profissionais do setor e incentivem eles a participarem”, explica a assessora técnica da Semtur, Ana Cecília Corado.

Atualmente, a Semtur está realizando as pré-matrículas para os cursos à distância de inglês básico, espanhol básico, auxiliar administrativo, recepcionista e libras, que estão sendo oferecidos pelo primeiro lote do Pronatec Voluntário. O segundo lote será oferecido em agosto, o terceiro em outubro de 2017 e o quarto em fevereiro de 2018. O cursos desses próximos lotes a serem disponibilizados para Maceió serão selecionados pelo MTur – dentre os 31 do programa – e vão ser avaliados de acordo com a demandas apresentadas. “A participação do trade nesse processo é essencial, já que eles identificam as áreas onde o turismo de Maceió apresenta maior carência. Dessa forma, eles passam para nós quais cursos são mais necessários para serem oferecidos pelo ministério para suprir essas demandas”, completa Corado.

O MTur conta também desde 2017 com o programa Brasil Braços Abertos, plataforma tecnológica de aprendizado à distância voltada para a capacitação de profissionais de turismo que atuam na linha de frente do setor. As inscrições já estão abertas e vão até 30 de setembro. Elas podem ser feita pelo site oficial do Brasil Braços Abertos.

Pré-matrículas do Pronatec

As pré-matrículas para o Pronatec vão até o dia 14 de junho na sede da Semtur, na Avenida da Paz, 1422. As vagas são para pessoas acima de 15 anos que já concluíram ou estejam cursando o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas. Os documentos necessários para a realização são: RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O telefone para contato da Semtur é (82) 3336-3631 e o horário de funcionamento é de 8h às 14h.

Maria Gabriela Lyra / Ascom Semtur