semas feed

Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel
CEP 570145-10 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Semsc e Fiea firmam parceria para realização do VII Erefau

Titular da Semscs e presidente da Fiea estabelecem parceria para realização do VII Erefau

O secretário Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, reuniu-se com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra. O objetivo foi a formalização de parceria com a Federação para a realização do VII Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas (Erefau), de 3 a 5 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

O Erefau vai reunir, em Maceió, fiscais de todo o país para debater a profissão e refletir sobre práticas e soluções aos desafios encontrados pelos profissionais. O evento é promovido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A edição 2017 aborda o tema central “Fiscal de Atividades Urbanas nas novas cidades inteligentes e sustentáveis: da competência de zelar pelo ordenamento a missão de transformar”.

Os principais objetivos do Encontro são estimular a padronização de diretrizes nacionais para a fiscalização, agregar boas práticas à fiscalização de atividades urbanas, conhecer novos produtos, tecnologias e serviços e favorecer a visibilidade da categoria de Fiscal de Atividade Urbana junto aos gestores públicos, aos trabalhadores da área e à sociedade. O público-alvo é formado por fiscais de posturas, de obras, Meio Ambiente, Limpeza Urbana, Vigilância Sanitária, Transporte, Procon e de Feiras e Mercados. Mas, também podem participar arquitetos, engenheiros, estudantes, gestores e demais pessoas envolvidas com a fiscalização.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.erefau.com.br. A única oficina paga traz o tema ‘Uso de Tecnologias e Atuação Técnica’.

A Atividade

A fiscalização é exercida através de vistorias que envolvem aspectos técnicos e administrativos e tem como premissa, verificar as conformidades de ordenamento urbano em obras e serviços executados com as exigências, normas e especificações aplicáveis.

Nesse sentido, o exercício da função de Fiscal de Atividades Urbanas é de suma importância ao serviço público e à sociedade, já que traz reflexo imediato na realidade local.

A efetiva fiscalização, com o aplicação da legislação, resulta em um município desenvolvido e, por consequência, atrativo para o comércio, indústria, moradia, turismo, saúde, segurança. Além dos resultados no desenvolvimento da cidade e do bem-estar de seus habitantes.

A capacitação dos servidores que exercem a atividade de fiscalização no município é condição primordial para alcançar os objetivos da cidade ordenada, limpa e atraente.

VII Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas (EREFAU)

3 a 5 de agosto de 2017

Centro Cultural e de Exposições do Estado de Alagoas