sempma feed

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3315-4735 /4736 Parque Municipal: 3358-6232

Rui Palmeira entrega primeiro Pomar Urbano de Maceió

Rui Palmeira inaugura o primeiro Pomar Urbano de Maceió.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Rui Palmeira inaugura o primeiro Pomar Urbano de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira entregou, nesta sexta-feira (18), o primeiro Pomar Urbano de Maceió. O projeto piloto foi estruturado no canteiro central da Avenida Luiz Ramalho Castro, no bairro de Jatiúca, em uma área até então utilizada para o descarte irregular de resíduos.

O Pomar é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e será levada para outras parte da cidade. “Assim como fizemos a horta urbana, no Benedito Bentes, estamos lançando o primeiro pomar urbano da cidade de Maceió, em uma área que sofria costumeiramente com o descarte irregular de lixo. Esperamos acabar com esse tipo de descarte e dar mais uma opção de lazer para a comunidade, além de conscientizar a nova geração sobre o desenvolvimento sustentável, fazendo com que as crianças também participem do plantio das mudas”, detalhou o prefeito.

Segundo gestor da Semds, Gustavo Acioli, a ideia é promover, com criatividade, ações de educação ambiental e arborização na cidade de Maceió. “É um projeto de baixo custo, mas com um impacto muito grande para os moradores locais. Hoje nós faremos o plantio dessas árvores frutíferas para a entrega do pomar e em um ano, provavelmente, toda a comunidade estará colhendo os frutos dessa grande ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável”, explicou.

Antes, houve uma tentativa dos moradores de manter o local limpo, sem sucesso. “Foi necessária a intervenção do poder público e com isso, nós iniciamos a implantação de uma cerca de bambu, totalmente sustentável, que fará a delimitação do espaço do plantio de mais de 10 tipos de árvores frutíferas”, acrescentou o secretário.

Moradora da área há 30 anos, Yolanda Santos disse ter ficado encantada com a iniciativa. “Antes, a minha referência era o lixão. Hoje posso dizer que moro em frente ao Pomar Urbano da Jatiúca”, comemorou a aposentada.

Rui Palmeira inaugura o primeiro Pomar Urbano de Maceió.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Terenos particulares

Rui informou que deve enviar, nos próximos dias, um Projeto de Lei (PL) à Câmara para tornar mais rígido o combate ao descarte irregular de resíduos em terrenos particulares da capital.

“Nas áreas privadas onde há o descarte de lixo, a Prefeitura está encaminhando à Câmara um projeto para endurecer as regras para os donos de terrenos particulares, aplicando multas mais pesadas, punindo de forma mais rigorosa os donos que não cuidam do seu patrimônio, cercando e mantendo o terreno limpo”, afirmou o prefeito.

Eberth Lins/ Secom Maceió