semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409

Totem ganha novas cores para alertar sobre a saúde do coração

A campanha Setembro Vermelho – que acontece nacionalmente durante todo mês de setembro para alertar sobre os cuidados com a saúde do coração – chega pela primeira vez a Maceió e já ganhou as ruas da cidade. Isso porque o totem Eu Amo Maceió, na Ponta Verde, ganhou uma nova pintura, trocando seu famoso azul por vermelho, para homenagear a ação, que vai até o fim de setembro.

Totem Eu Amo Maceió, na Ponta Verde, ganhou nova pintura para a campanha Setembro Vermelho. Foto: Semtur

Totem Eu Amo Maceió, na Ponta Verde, ganhou nova pintura para a campanha Setembro Vermelho. Foto: Semtur

A iniciativa é uma parceria entre o restaurante Anamá, que adotou o totem, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEMDS), e o Hospital do Coração, responsável por trazer a campanha para a cidade. “O objetivo é levar ao público o máximo de informação sobre saúde para intensificar a mudança de hábitos, principal forma de prevenir doenças cardíacas”, afirma o cardiologista Ricardo Cavalcanti, diretor presidente do Hospital do Coração.

“O totem virou o ícone do turismo da capital. A exposição das letras em um cenário de fundo como esse virou um dos principais pontos de fotos e selfies para qualquer pessoa que vem nos visitar e para o próprio maceioense. Ele habita em praticamente todas as redes sociais, e por isso a ação do Setembro Vermelho ganha muito mais visibilidade, com a cor vermelha nas letras do totem alertando para os cuidados com a saúde do coração. Isso significa mais divulgação da campanha”, afirma o secretário do Turismo, Jair Galvão.

“O trabalho feito no totem da orla de Ponta Verde reflete bem os bons resultados do projeto Adote um Espaço Público, criado pela Prefeitura e hoje coordenado pela Semds. Por meio de parcerias, a exemplo da que foi firmada com o restaurante Anamá, é possível iniciativas relevantes como esta, com a participação do Hospital do Coração em prol de uma causa importantíssima”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli.

Vários outros pontos em Maceió vão mostrar seu apoio à campanha, colocando uma iluminação vermelha em suas fachadas: Algás, Casa da Indústria, Parque Shopping, Hotel Ponta Verde, Maceió Mar Hotel, BW Premier, UPAS, além do próprio Hospital do Coração e da Casa do Coraçãozinho.

O coquetel de lançamento da campanha Setembro Vermelho vai acontecer nesta sexta-feira (1) às 19h na praça de alimentação do Parque Shopping Maceió e contará com uma apresentação da Orquestra Filarmônica de Alagoas (OFAL).

MAIS AÇÕES DO SETEMBRO VERMELHO

Um dos grandes destaques da campanha é a Arena do Coração, que será montada na praça de alimentação do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Entre 1 e 10 de setembro, o espaço vai oferecer, gratuitamente, aulas de gastronomia saudável com diversos chefs e nutricionistas convidados, aulões fitness, apresentações musicais e palestras.

A campanha Setembro Vermelho vai movimentar ainda mais a orla de Maceió no dia 29 de setembro, quando será realizada a Caminhada do Coração, aberta a todos os públicos e sem restrição de idade, e que terá sua concentração às 7h em frente ao hotel Enseado, na Pajuçara. A largada da caminhada está programada para acontecer às 8h e irá terminar em frente ao totem Eu Amo Maceió. As incrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.soucordial.com.br.

A programação termina no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, quando o CRB vai entrar em campo com todo seu time vestindo uma camiseta especial em apoio à campanha.

A campanha Setembro Vermelho conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, do Parque Shopping, Sebrae, Unicompra, Camicado e Solara. 

A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes no mundo, responsáveis por 43% dos óbitos: só no Brasil, são cerca de 350 mil mortes por ano. Os dados mostram ainda que 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão – a mais silenciosa vilã do coração – e que 60% dos hipertensos não seguem corretamente a prescrição médica. “Muito disso pode ser evitado com alterações simples no estilo de vida”, afirma Cavalcanti. “Por isso, pela primeira vez, estamos engajando vários setores da sociedade a apoiar esta grande ação de conscientização e de educação”, completa.

Maria Gabriela Lyra/Ascom Semtur

bg azul