sms feed

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Servidora é empossada na Real Academia de Letras de Porto Alegre

adriana-challupe-na-aal-2

Adriana Chaluppe toma posse com os presidentes da Real Academia de Letras, Mário Scherer, e da Academia Maceioense de Letras, Jucá Santos

A servidora pública Adriana Chaluppe Araújo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tomou posse, esta semana, na cadeira 113 da Real Academia de Letras, que tem sede em Porto Alegre (RS). A honraria foi concedida em solenidade realizada na Academia Maceioense de Letras, onde a servidora também foi aceita e tomará posse ainda este ano.

Adriana foi agraciada pelo presidente da Real Academia de Letras, Mário Scherer, com uma comenda e medalha com a efígie do poeta Jucá Santos – presidente da Academia Maceionse de Letras, também presente à solenidade – após ter seus poemas selecionados pela Academia para a VII edição do Prêmio Literário Jucá Santos e sete deles publicados na mais recente antologia editada pela instituição, que reúne os melhores trabalhos de escritores de todo o país, num reconhecimento à excelência de seus escritos.

A servidora escreve poesias e participa de concursos desde a adolescência. Está concluindo sua formação em Pedagogia, mas atua como contadora de histórias voluntária no Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Ela faz parte do Conselho Nacional de Culturas Populares – no setor de artesanato – e também membro titular do Conselho Municipal de Cultura. Sua poesia é escrita em forma de sonetos parnasianos, com a forte característica do preciosismo e da objetividade.

adriana-challupe-na-aal-5

Para ela, que passou a integrar o seleto grupo de escritores acadêmicos, o reconhecimento reacendeu antigas pretensões de editar um livro próprio e despertou ainda mais a vontade de praticar, com maior assiduidade, a construção poética das palavras.

“Receber essa honraria me fez perceber que mesmo com o dia a dia atribulado, podemos e devemos desenvolver outras habilidades. Nenhum sonho deve ser guardado num baú pessoal. Precisamos deixar de ser tão críticos e procurarmos fazer também aquilo que nos faz bem como indivíduos, cada vez mais e melhor, pois isso nos fortalece para atuarmos em todas as áreas de nossa vida”, afirmou Adriana, cuja meta agora é trabalhar junto à Academia Maceioense de Letras com projetos literários na área infantil.

Ascom SMS