feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180

Ciranda do Cuidado promove festividade para o Dia das Crianças

Com o objetivo de comemorar o Dia das Crianças de forma festiva, o grupo Ciranda do Cuidado, que presta assistência à saúde e apoio psicossocial a gestantes e mães de bebês com microcefalia, promoveu uma importante iniciativa para tornar a data ainda mais especial. Foi colocado na entrada da sede da SMS (Centro) um painel com 45 envelopes contendo solicitações de presentes para as crianças que participam do grupo.

painel_micro2

“Em menos de 48 horas, todos os envelopes foram puxados pelos servidores da SMS. Um importante ato de solidariedade para dar alegria a essas crianças, que têm idades de variam de quatro meses a dois anos.” comemorou Rosário Vasconcelos, responsável técnica pelo grupo Ciranda do Cuidado na SMS. Vasconcelos lembra ainda que os presentes devem ser entregues nas salas 207 (Atenção Básica) e 218 (Saúde da Criança).

A iniciativa de promover um dia voltado para as crianças partiu das próprias mães que participam do grupo, já que as reuniões mensais costumam fornecer informações técnicas para sobre cuidados, direitos e suporte médico e psicológico para lidar com os bebês e crianças portadoras de microcefalia e outras alterações neurológicas.

painel_micro1

 

A festividade da entrega dos presentes ocorre no próximo dia 20 de outubro, às 14h, no auditório da SMS e contará com a presença de voluntários do grupo Fisio Alegria que farão a animação da festa e dos brinquedos da BrinkMais. A abertura do momento ficará por conta da psicóloga da Atenção Básica da SMS, Maely Nunes.

O Ciranda do Cuidado é organizado pela Coordenação de Saúde da Criança, Programa Saúde da Família (PSF), Atenção Básica (AT) e Coordenação do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD).

Rotina de cuidados

Além das reuniões mensais de acompanhamento, as crianças atendidas pelo grupo recebem o atendimento para puericultura (consulta para bebês) com médicos e enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde (USB) e  encaminhamento para os Centros Especializados de Reabilitação (CER) conveniados ao município, como Adefal, Pestalozzi, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Apae e Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aappe), onde participam de sessões de estimulação precoce.

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

bg azul