sms feed

Rua Dias Cabral, 569, Centro

PAM Salgadinho realiza atividades no Dia Mundial do Diabetes

whatsapp-image-2017-11-14-at-11-24-26

Nesta terça-feira (14), até às 14h, acontecem no Bloco B do PAM Salgadinho, atividades em alusão ao Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é sensibilizar a população sobre cuidados preventivos, além de promover controle da doença e suas complicações.

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, marcou presença na unidade nesta manhã e também realizou o teste de glicemia. “Descobri que tenho diabetes há três anos e me cuido bastante. Essa iniciativa é importante para chamar a atenção da população sobre a importância de monitorar, de fazer exames periódicos e ter todos os cuidados para lidar com a doença caso seja detectada”, enfatizou.

whatsapp-image-2017-11-14-at-14-03-02

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção às Doenças Crônicas e do Centro de Referência em Doenças Crônicas – Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedohc). A expectativa é que sejam realizados 500 testes de glicemia da polpa digital, com a participação de acadêmicas do Curso de Enfermagem da Faculdade Seune. Além disso, um grupo de acadêmicos do Curso de Medicina, que integram a Liga de Diabetes da Ufal, estará no local dando orientações acerca da doença e coletando informações para a realização de estudo sobre a campanha.

A gerente do Cedohc, Andrea Barboza, disse que o evento auxilia na detecção precoce do diabetes e que o evento serve para alertar a população.  “Queremos despertar para a importância de realizar  verificar a glicemia constantemente, mostrar que é possível viver bem mesmo com uma doença crônica, conviver com ela de forma saudável, quando são tomados os cuidados necessários”, disse.

whatsapp-image-2017-11-14-at-11-22-55

Organizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a mobilização deste ano é desenvolvida dentro do tema “Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Em Maceió, a data terá uma série de atividades, além da iluminação na cor azul – que corresponde à Campanha Nacional do Diabetes – na fachada do PAM Salgadinho e do prédio do Complexo Regulador de Maceió (Cora) por sete dias, garantindo visibilidade pública à semana em questão.

Ascom SMS