semas feed

SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-3733

Secretárias por um dia, jovens vivenciam trabalho da Semas

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, celebrado no dia 20 de novembro, a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi comandada nesta quarta-feira (22) por duas adolescentes assistidas pelos equipamentos sociais de Maceió. Wendes Estefanie, de 13 anos, e Letícia de Castro, de 16 anos, são a secretária e a secretária-adjunta mirim de Assistência Social e participam de importantes decisões para garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A iniciativa, que no Brasil foi batizada de #CriançasNoControle, é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que ocorre em vários países e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da participação de crianças e adolescentes nas decisões que afetam sua vida. Em Maceió, as ações do Dia Mundial da Criança contam com a participação do prefeito, secretários municipais, vereadores, de um deputado, conselheiros de direitos e de crianças e adolescentes já atendidos pela gestão municipal.

Wendes Estafanie destacou a importância de viver a experiência de ser secretária por um dia e ver como funciona a Assistência Social, pasta municipal na qual está inserido o Cras Selma Bandeira, onde a jovem é acompanhada. “Eu estou adorando viver esta experiência. Eu não imaginava que era tanto protocolo e várias pessoas trabalhando até chegar lá no Cras. Porque está lá bonitinho, mas a gente não sabe o que teve que acontecer até chegar lá. Espero aproveitar ao máximo e aprender muito com as pessoas que estão em minha volta e quem sabe no dia de amanhã eu ser uma secretária também. Porque isso só depende de estudo e empenho para aprender o máximo”, disse.

Já a titular da Semas, Celiany Rocha, lembrou que este compartilhamento de informações com adolescentes que são atendidos pela pasta é fundamental para aproximar ainda mais a gestão municipal da população que mais precisa das políticas públicas.

“Para a Semas, participar desta experiência é compartilhar com os adolescentes e com o seu público fim o dia a dia da Secretaria. É saber que não são somente soluções, mas a gente também tem problemas e fazer com que o adolescente perceba que a decisão não é exclusiva do secretário, mas de toda uma cadeia que compõe a Secretaria. É dar poderes para que eles sejam protagonistas do processo. A Wendes e a Letícia vão poder dar o depoimento para outros adolescentes que fazem parte dos serviços que elas acompanham. Elas acompanharam como é o dia a dia na Semas, quantas pessoas aqui trabalham e o quanto é vitorioso e sacrificante o dia a dia dentro de uma pasta que lida com pessoas que precisam e precisam de tudo e de muito. E saber que o mínimo que chega lá na ponta vem de um trabalho árduo de toda uma equipe”, enfatizou Celiany.

semas-secretarias-por-um-dia-unicef-23

O dia de secretárias mirins das adolescentes começou com a posse no gabinete do prefeito em exercício, Marcelo Palmeira. Em seguida, conheceram todos os setores da Semas e puderam entender o que cada coordenação faz para manter serviços como o Cras funcionando. As jovens ainda despacharam diversos documentos e participaram de reuniões com algumas coordenações, quando foram definidas diretrizes de trabalho.

Já no período da tarde, Wendes e Letícia conheceram alguns equipamentos sociais, entre eles uma unidade de acolhimento institucional para meninas com idade entre 7 e 17 anos que, por algum motivo, tiveram seus direitos violados.

“Foi uma surpresa muito grande, achei que a Semas era uma coisa pequena, mas me surpreendi com quantidade de salas e setores. E descobri que não é só assistente social que trabalha aqui, tem pessoas de várias outras profissões, cada uma contribuindo de alguma forma para tudo acontecer”, disse Letícia, que é assistida pelo Cras Fernão Velho.

Nadja Braga, secretária-adjunta da Semas, acompanhou as jovens durante todo o dia, orientando e informando sobre os trabalhos desenvolvidos na Assistência Social de Maceió. “É muito boa esta iniciativa do Unicef de dar voz a estes jovens, uma vez que eles conhecerão a dinâmica da secretaria e vão participar na tomada de decisões que serão importantes para a vida deles”, completou.

Além de Wendes e Letícia, outros jovens que fazem parte do Serviço de Convivência da Semas também participam do projeto. Akysson Hasller que foi empossado com prefeito mirim e é acompanhado pela equipe do Cras Fernão Velho.

Flávia Duarte/ Ascom Semas