semed feed

SEMED

Rua General Hermes, 1199, Cambona

Avaliações são apresentadas em seminário

Secretária Ana Dayse Dorea compareceu ao evento. Foto: Ascom Semed

Secretária Ana Dayse Dorea comenta os resultados obtidos nas avaliações. Foto: Ascom Semed

O II Seminário de Avaliação Educacional na Rede Municipal de Ensino de Maceió, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), discutiu estratégias de melhoria da organização escolar. O evento aconteceu no Hotel Atlantic Suits e contou com apresentação das informações obtidas na vivência de três escolas da rede, além da participação de gestores do projeto Semed/Pnud, professores das escolas municipais, técnicos da Semed e outros parceiros da iniciativa.

O evento teve como tema “Autoavaliação: Um Caminho para a Organização Escolar” e socializou as experiências de autoavaliação experimentais nas escolas escolhidas para o estudo, validando processos de melhoria da organização escolar. De acordo com a coordenadora-geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, as informações obtidas iniciam a implementação de um projeto inovador.

“Nesse momento de mudança da gestão escolar, a reorganização das práticas é fundamental para empoderar os profissionais, oferecendo-lhes instrumentos de planejamento. As diretrizes apresentadas pelo projeto objetivam a aplicação de avaliações que possam aprimorar o aprendizado da educação básica”, explicou Rita.

Avaliações foram apresentadas à rede de ensino. Foto: Ascom Semed

Ana Dayse Dorea, secretária de Educação, comentou a importância do trabalho desenvolvido na conjuntura atual e parabeniza a equipe no projeto. “Mesmo nesse momento de tanta dificuldade, estamos conseguindo fazer coisas boas. Temos a coragem de nos autoavaliar, de superar as adversidades e tentar fazer melhor. Não é fácil, mas é preciso dar atenção à educação básica, ouvir o que precisamos fazer”, disse.

Para a secretária-adjunta executiva de Governo Mônica Suruagy, é preciso estreitar os laços com os conselhos escolares, diretores das escolas, rede de ensino e gestão municipal, a fim de trabalhar de forma eficiente e alvançar as metas estabelecidas. “Acreditamos que a partir do momento em que fazemos autoavaliações considerando nossas impossibilidades e competências, conseguiremos alcançar o resultado esperado, que é uma educação de qualidade para todos e todas”, afirmou.

A coordenadora do Projeto Piloto de Autoavaliação Patrícia Calheiros destacou a necessidade de avaliação para a educação e contextualizou as experiências de implementação da autoavaliação escolar com os gestores Silvânia da Silva, Almir Nascimento e Andra da Silva (EM Luiz Pedro IV), Rosangela Sandes e Jailton Júnior (EM Monsenhor Antônio Assunção) e Alessandra Almeida (EM Selma bandeira).

Publicações pedagógicas estavam expostas durante o encontro. Foto: Ascom Semed

Logo após a exposição, a professora Carlinda Leite ministrou uma aula sobre a autoavaliação na sua relação com uma cultura organizacional potencializadora de melhorias e seu papel para as comissões e equipes de escolas. Durante o evento também houve a assinatura de um Memorando de Entendimentos e Cooperação entre a Semed e a Universidade do Porto, pelo vice-prefeito Marcelo Palmeira, para oficializar o apoio a pesquisas educacionais que contribuam com a Rede de Ensino. O projeto de autoavaliação se inspira na experiência realizada na instituição portuguesa, e será assessorada por Paulo Marinho, professor titular da instituição.

Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed