semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Maratona de programação encerra com aplicativo para integrar agentes do turismo de Maceió

Todas as equipes no último dia da maratona Hackathon. Foto: Morgana Oliveira

Na noite deste domingo (3), aconteceu o encerramento do Hackathon, maratona voltada para programadores, designers e outros profissionais que atuam com aplicativos e plataformas digitais realizada na sede do Sebrae, no Poço. Durante mais de 30 horas, cinco equipes pensaram e executaram soluções digitais que pudessem integrar os agentes do turismo de Maceió através das problemáticas apresentadas pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), que foram pensadas em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo de Maceió (Comtur).

A equipe vencedora CP Software, composta por Flávio Medeiros, Gabriel Silva e Anderson Feitosa. Foto: Morgana Oliveira

A equipe vencedora foi a CP Software, composta por Flávio Medeiros, Gabriel Silva e Anderson Feitosa, que apresentou a ideia do aplicativo Hupi. “Desde o início focamos na problemática passada, que foi a que havia uma falta de comunicação entre os protagonistas do turismo, como guias e recepcionas, com o próprio turista. Para resolver esse problema, pensamos em criar uma ferramenta que pudesse recomendar para o visitante os pontos turísticos se baseando no perfil do turista, por isso o aplicativo colhe dados como idade, se ele está viajando em família, se tem crianças, esse tipo de informação, já que cada grupo vai ter interesses diferentes. O ponto chave que trabalhamos na ferramenta foi tirar o trabalho do protagonista de mapear o perfil do turista e trazer isso para o software, que vai executar a tarefa de forma automatizada, fazendo uma análise de perfil e indicando os locais turísticos de forma mais inteligente e eficiente”, explica Flávio Medeiros, um dos integrantes da equipe que ganhou uma viagem para São Paulo.

Em segundo lugar na competição ficou a equipe Fábrica de Bot, que levou um curso no Empretec do Sebrae. O terceiro lugar ficou para os integrantes do Intinerantes Tour, que ganharam inscrições para curso da Gracom Escola de Efeitos Visuais. O quarto e quinto lugar ainda levaram prêmios: a equipe Coffe Break, em penúltimo lugar, também ganhou inscrições para curso na Gracom e a última equipe, a Reduc, ganhou inscrições para curso no Empretec.

Os critérios para avaliação dos jurados foram a solução mais inovadora, melhor usabilidade e design, maior completude funcional e cumprimento dos requisitos técnicos. A banca avaliadora foi composta pelo secretário municipal do Turismo, Jair Galvão, os membros do trade turístico Maurinho Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), e Henrique Dantas, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (SINGTUR/AL). Além deles, fizeram parte da banca avaliadora o diretor de TI da Prefeitura de Maceió, João Geraldo Lima, e a secretária-adjunta do Gabinete de Governança (GGOV), Íria Rocha Cavalcante de Almeida.

Sobre o Hackathon

O Hackathon foi uma iniciativa da Semtur em parceria com o Sebrae e com o apoio da ABIH-AL, Velloo Telecom e Gracom Escola de Efeitos Visuais. O objetivo da maratona, que aconteceu entre os dias 1, 2 e 3 de dezembro, foi encontrar um modo criativo e inovador, por meio da tecnologia, de integrar os profissionais da área do turismo de Maceió. As cinco equipes, compostas por três pessoas cada, criaram, executaram e entregaram uma plataforma com o objetivo de unir agentes do turismo de Maceió como hotéis, guias, agências de turismo, receptivos, restaurantes, taxistas, poder público e outros canais de turismo para que eles possam oferecer um serviço de ainda mais qualidade para os visitantes da cidade. Para isso, as problemáticas do setor foram apresentadas, tarefa conduzida pelo secretário do Turismo, Jair Galvão, que participou de várias reuniões com o trade turístico para entender as demandas específicas de cada agente. As soluções vencedoras ganharam premiações, e a vencedora será adotada pela cidade.