semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Maratona para criar solução digital para o turismo segue neste domingo

Começou na noite de sexta-feira (1º) o Hackathon, maratona voltada para programadores, designers e outros profissionais que atuam com aplicativos e plataformas digitais que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), em parceria com o Sebrae e com o apoio da ABIH-AL, Velloo Telecom e Gracom Escola de Efeitos Visuais. O objetivo da maratona de trinta horas, que segue até a noite deste domingo (3), é encontrar um modo criativo e inovador, por meio da tecnologia, de integrar os profissionais da área do turismo de Maceió.

Equipes do Hackathon reunidas na sede Sebrae, no Poço. Foto: Semtur

As seis equipes inscritas, cada uma com três participantes, foram apresentadas às principais problemáticas atuais do turismo na capital pelo secretário do Turismo, Jair Galvão, que explicou sobre a dinâmica do setor para que elas pudessem entender como ele funciona em Maceió e como a solução que essas equipes vão pensar durante a maratona vai impactar positivamente a atividade.

Representantes da Semtur e do Sebrae na abertura do Hackathon. Foto: Semtur

Além dessa apresentação inicial, outras também estão acontecendo durante a programação da maratona para motivar as equipes, como explica Vanessa Fagá Rocha, gerente da unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, que foi responsável por criar a metodologia da competição. “O Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de soluções digitais, que podem ser plataformas ou aplicativos, e o Sebrae, como parceiro da Prefeitura de Maceió, se uniu a esse projeto que busca integrar os agentes do trade turístico. Este será um fim de semana de muito trabalho para as equipes que se inscreveram, e além da palestra conduzida pela Semtur para explicar o problema, no decorrer da metodologia temos outras palestras sobre temas como marketing digital e programação, por exemplo, para animar as equipes durante o processo”, explica.

Maria Gabriela Ferreira Gomes, que está sendo responsável por conduzir o Hackathon, explica como a iniciativa já gerou resultados positivos quando foi aplicada em outras ações e como isso também irá acontecer no turismo. “O objetivo dessa maratona é fazer com que a gente engaje a sociedade como resposta para as problemáticas da gestão pública. É uma ideia inovadora porque faz as pessoas pensarem em soluções que no dia a dia muitas vezes não conseguimos pensar, principalmente quem está executando a atividade diariamente. Já tivemos bons resultados quando realizamos maratonas de programação na área das finanças públicas, por exemplo, e com essa união de todo trade turístico, Prefeitura e iniciativa privada para integrar os agentes do turismo de Maceió, tenho certeza que vamos chegar a um resultado muito feliz para todos os envolvidos”, afirmou.

Equipe da Semtur auxilia os competidores do Hackathon. Foto: Semtur

De acordo com a secretária-adjunta do Turismo, Luciana Sagi, as melhorias necessárias nos aspectos de comunicação pelo setor turístico de Maceió exigem adequação a uma nova realidade. “O Hackathon é uma oportunidade para trazer soluções inovadoras e criativas, com o apoio da tecnologia, para apoiar a melhoria dos processos de transmissão de informações e comunicação entre diversos atores do turismo, em especial, aqueles que são da chamada linha de frente, que se relacionam diretamente com os turistas. Desta forma, será possível melhorar a capacitação dos profissionais sobre o que a cidade tem a oferecer, bem como melhorar a comunicação com os turistas e entre os próprios profissionais do setor”, pontuou.

O Hackathon segue até a noite deste domingo (3), quando as equipes irão apresentar à banca julgadora, composta por membros da Prefeitura de Maceió e do trade turístico, as soluções pensadas durante a maratona. A equipe vencedora irá faturar uma viagem para São Paulo, o segundo lugar irá ganhar um curso no Empretec do Sebrae e a equipe que ficar em terceiro lugar irá ganhar inscrições para curso da Gracom Escola de Efeitos Visuais.

Maria Gabriela Lyra / Ascom Semtur