semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Prefeito participa de seminário sobre economia circular

05ma-seminario-economia-circular-34

O prefeito Rui Palmeira participou, nesta terça-feira (5), do I Seminário de Economia Circular de Maceió, que aconteceu na Associação Comercial. O evento é um dos encaminhamentos da missão técnica da Prefeitura à Espanha. O seminário discutiu ideias e soluções sobre o reaproveitamento da casca do sururu e contou com a participação de representantes de diversas instituições do Brasil.

05ma-seminario-economia-circular-62

“Nós tivemos uma experiência muito rica na Espanha, que é a maior potência econômica em mariscos, pescados e crustáceos, já que eles conseguem agregar valor ao produto, no caso deles, o mexilhão, além de fomentar o turismo da pesca e é isso que a gente quer. Primeiro no Jaraguá, com a entrega do centro pesqueiro e o mercado do peixe e um dos alvos desse trabalho é a gestão do mercado, com o auxílio aos pescadores nessa tarefa”, explica Rui Palmeira.

A economia circular vem sendo aplicada em Maceió através de algumas parcerias que estão capacitando as pessoas que trabalham com o sururu. O projeto ensina como reaproveitar a casca do marisco, que seria descartada. O reaproveitamento, além de melhorar a economia do município, acaba com um problema ambiental, que é o descarte irregular dessa casca em diversos pontos da cidade.

05ma-seminario-economia-circular-20

O secretário municipal de turismo, Jair Galvão, destacou o potencial turístico de Maceió. “Nós temos uma das cidades mais ricas do Brasil quando a questão é o turismo. Então, valorizar a produção e o reaproveitamento da casca do sururu, além de atrair o turista para a nossa cidade, gera mais renda para o município. Muitos turistas vêm pra cá querendo conhecer o marisco típico de Maceió”, disse.

Camila Barbosa (estagiária) e Leyvson Gomes/ Secom Maceió