smci feed

Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária

Rua Barão de Anadia, 85, Centro

Prefeitura apresenta ações da Sala do Empreendedor para líderes comunitários

Café da manhã reuniu cerca de 200 líderes comunitários e de associações (FOTO: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

A Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e de Economia (Semec), em parceria com o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial, apresentaram as ações e serviços das Salas do Empreendedor para cerca de 200 líderes comunitários da cidade, nesta quinta-feira (07).

A proposta do encontro foi aproximar os serviços disponíveis nos equipamentos públicos pela Prefeitura e parceiros, apresentando como funcionam as Salas do Empreendedor, de forma a estimular os líderes comunitários para utilizar esses recursos e fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo nos bairros.

Sebrae apresentou as vantagens de ser um empreendedor formal (FOTO: Tatiane Gomes/ Ascom Semtabes)

“Queremos fazer essa parceria com esses líderes para que eles saiam daqui multiplicando as informações para a sua região e, assim, desenvolver mais o município como um todo. Apresentamos aqui casos de sucesso onde as pessoas começaram na informalidade e hoje são micro empreendedores de sucesso. O que queremos é que esses casos se multipliquem”, explica Liana Paes, chefe de Gabinete da Semec.

Secretário Dênis Agra destaca a importância de apresentar os serviços da Prefeitura aos líderes (FOTO: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

O secretário municipal do Trabalho, Dênis Agra, atenta para o fato do número crescente de atendimentos das quatro salas instaladas em Maceió e uma procura maior pela regularização dos negócios na capital. “Trazer os líderes das comunidades e associações é importante para apresentar os trabalhos que a Prefeitura de Maceió vem realizando. Hoje mostramos as vantagens da regularização dos empreendimentos e como os empresários podem buscar por esses serviços. Nosso interesse não é só formalizar por formalizar, mas fazer com que esses empreendedores possam crescer”, afirma Agra.

Entre os casos de sucesso divulgados foram a Feira Gastronômica do Graciliano Ramos, ocorrida em outubro, e teve o foco em Micro Empreendedores Individuais (MEI), e do empreendedor Anderson Vieira Constantino, que começou há sete anos com a venda de galeto no bairro Jardim Petrópolis, se regularizou como MEI e hoje se transformou em um Micro Empreendedor, dando oportunidade de emprego a 18 trabalhadores e já iniciou seu segundo negócio como MEI.

Anderson Vieira começou como um MEI e hoje já é ME e emprega 18 pessoas (Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Um dos objetivos do encontro foi destacar a importância da regularização dos empreendimentos para o crescimento das comunidades. “A gente tem um número grande de MEI irregulares e hoje temos a preocupação de usar a rede de apoio para divulgar esses serviços através da Sala do Empreendedor, que é a porta de entrada para captar as demandas das comunidades para conseguir atender esses empreendedores”, disse a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Renata Fonseca.

O encontro ocorreu na Associação Comercial de Maceió.

Ascom Semtabes