sms feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180

Programa de Órtese e Prótese da SMS faz confraternização com usuários

A equipe do Programa de Órtese e Prótese (POP) do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do PAM Salgadinho realizou, na terça-feira (05), a última reunião do ano do grupo de pacientes ostomizados que fazem tratamento na unidade. A festa foi organizada pelos profissionais que atuam no setor com o apoio da Associação dos Ostomizados de Alagoas (Assoal).

pam_1

Segundo Manoela Broad, coordenadora do setor, o Programa de Órtese e Prótese do município atende aproximadamente 260 pacientes ostomizados. “Nessa última reunião do ano fizemos a confraternização com os usuários e entregamos bolsas de colostomia, como acontece normalmente durante todo o ano, sempre as primeiras terças-feiras de cada mês”, destacou. Representantes das empresas fornecedoras das bolsas e parceiras doaram brindes para o sorteio da confraternização.

pam_3

Durante as reuniões com os usuários, os profissionais de saúde que atuam na coordenação fornecem informações sobre os cuidados e direitos dos pacientes ostomizados por meio de palestras e dinâmicas de grupo.

Pacientes ostomizados

O paciente ostomizado é a pessoa que, em decorrência de trauma ou doença, teve desviado seu trânsito intestinal ou urinário através de cirurgia. Por isso, elimina suas fezes ou urina por meio de um orifício artificial no abdome (Ostoma), tendo que usar uma bolsa coletora. Essa bolsa possui tamanhos variados (dependendo de cada paciente) e tem que ser trocada de três a cinco dias. Existem três tipos de Ostomia: Colostomia, Ileostomia e Urostomia, podendo ser definitivas ou temporárias.

pam_2

A maioria das doenças que provoca esta deficiência funcional está ligada ao câncer de intestino, síndrome do colo irritado, doenças inflamatórios do intestino e acidentes.

O POP foi implantado pela SMS desde 1993. Existe para proporcionar e garantir assistência integral à saúde dos ostomizados por meio de ações que estão inseridas no âmbito do SUS.

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

bg azul