SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Semtur inicia Plano de Desenvolvimento do Turismo de Ipioca

Desenvolver o turismo de forma sustentável e colaborativa. Esse é o propósito do Plano Especial de Desenvolvimento do Turismo da Subrregião de Ipioca, capitaneado pela Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur), que deu início à fase prévia do projeto com a primeira visita técnica realizada nessa quarta-feira, 21.

O documento, que será construído com a participação dos diversos atores do segmento, deve traçar um diagnóstico das principais necessidades de infraestrutura e serviços da região, que nortearão as ações direcionadas para a melhoria das atividades turísticas. A demanda foi sugerida por empresários e demais atores do turismo na região.

Técnicos da Semtur realizam visita técnica nas piscinas naturais de Ipioca

De acordo com a secretária adjunta de Turismo de Maceió, Luciana Sagi, que participou da visita, o plano prevê a análise aprofundada de questões como infraestrutura básica e urbana, oferta turística, demanda turística e meio ambiente.

“Ao longo das etapas do processo de elaboração do documento, vamos conversar com moradores, comerciantes e empresários para estudar a dinâmica do turismo local, que faz parte de um contexto maior, já que está inserido no plano diretor de Maceió e no plano de manejo da APA Costa dos Corais”, explicou Sagi.

Em janeiro, novas visitas técnicas estão previstas, além de uma pesquisa aplicada aos turistas para identificar a necessidade de melhorias.  Diversas oficinas participativas também serão realizadas na localidade.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha do Brasil, com mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues. Por ser uma região que concentra grande biodiversidade, o plano de manejo busca alinhar os objetivos de conservação, preservação ambiental e uso direto e indireto dos recursos naturais.

Bárbara Pacheco/Ascom Semtur