SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro

Mais de 2 mi de pessoas passaram pelo Aeroporto Zumbi dos Palmares em 2017

É a primeira vez que o Aeroporto Zumbi dos Palmares registra a passagem de mais de 2 milhões de pessoas em um ano (Foto: Arquivo/Semtur)

Aeroporto Zumbi dos Palmares divulga maior movimentação de passageiros já registrada em Maceió durante um ano (Foto: Arquivo/Semtur)

É a primeira vez que mais de 2 milhões de pessoas passam pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares em um período de um ano. A informação foi repassada à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) pela Infraero, que registrou, em 2017, um aumento de 3,65% na movimentação de passageiros em relação ao ano passado, ou seja, 72.798 mil pessoas a mais do que o computado em 2016 (1.995.472 mil).

Os números mostram que houve um aumento significativo nos voos internacionais, que registraram uma variação anual de 321,64%. Nos voos domésticos, essa porcentagem foi de 3,24%. Em dezembro, o fluxo (soma de embarques e desembarques) de passageiros no aeroporto foi de 209.581 pessoas, o que significa um aumento de 8,7% em relação ao mesmo período no ano passado. Nos voos domésticos deste mesmo mês, houve um crescimento de 8,49%, enquanto nos voos internacionais, a variação foi de 123,70%.

Devido à crescente procura pela cidade, que chama a atenção de turistas do mundo inteiro, a marca já era esperada pelo setor. Não é à toa que a taxa de ocupação hoteleira já ultrapassou 90% na alta temporada e chegou a 100% na noite de réveillon. Em 2017, Maceió ocupou o primeiro lugar no ranking de faturamento nacional da maior operadora de turismo da América Latina, a CVC. Além disso, recebeu dois prêmios no Hiper Feirão Flytour, um dos principais eventos da área, por ser o destino mais vendido do Brasil. Segundo dados da Trivago, maior metabuscador de hotéis online do país, o tempo médio de estadia de turistas na capital alagoana é alto e está em torno de 5,1 dias.

De acordo com o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão, as estatísticas refletem o alto potencial turístico da cidade e o trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió e demais parceiros do setor para a consolidação do destino no cenário nacional. “O ano de 2017 foi muito bom para o Turismo de Maceió, que tem investido em estratégias de divulgação do destino e se mostrado capaz de gerar emprego e renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, destacou.

Bárbara Pacheco/Ascom Semtur