sms feed

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Saúde distribui 500 mil preservativos em Maceió no Carnaval

whatsapp-image-2018-02-04-at-09-28-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  promove, durante o período carnavalesco, a campanha de prevenção às IST/Aids em Maceió. Durante as prévias – Jaraguá Folia e Pinto da Madrugada -, foram distribuídos para a população 10 mil preservativos femininos e 220 mil masculinos. Além disso, a Coordenação do Programa de IST/Aids está disponibilizando mais 230 mil preservativos masculinos para empresas, instituições e associações comunitárias neste período de Carnaval.

“A meta é distribuir 500 mil camisinhas durante o Carnaval em Maceió, mesma média do ano passado; ainda vamos distribuir em blocos carnavalescos que estão sendo organizados pelas unidades de saúde, que também estão engajadas na campanha”, disse a coordenadora do Programa, Tereza Carvalho. “No período do Carnaval, há muita liberdade, aumenta a vulnerabilidade, com o uso de álcool, que é propício nessa festa. Por isso, a prevenção precisa ser intensificada”, complementou Tereza.

whatsapp-image-2018-02-04-at-09-28-19-2

As equipes também estão realizando testes rápidos nesse período, além de dar orientações e informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Com o uso da camisinha, é possível evitar o contágio do vírus da Aids, Hepatite B e C, sífilis, HPV, gonorreia, cancro mole, tricomoníase e candidíase.

Em Maceió, no ano de 2016, foram notificados 189 casos de Aids em adultos. Em 2017, até o dia 21 de novembro, foram 177 casos notificados. Não há ainda registros no ano de 2018.

O trabalho de prevenção é realizado pela Secretaria de Saúde de Maceió durante todo o ano com orientações nas comunidades e a oferta de testes rápidos. Por mês, a Central de Abastecimento Farmacêutico distribui cerca de 800 mil preservativos para as Unidades Básicas de Saúde, que disponibilizam para população.

Amanda Vieira – Ascom/SMS