semptur feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409

Conselho Municipal de Turismo realiza primeira reunião de 2018

Secretária adjunta de Turismo, Luciana Sagi, em reunião com membros do Comtur (Foto: Ascom/Semtur)

Secretária adjunta de Turismo, Luciana Sagi, em reunião com membros do Comtur (Foto: Ascom/Semtur)

O Conselho Municipal de Turismo, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou a primeira reunião ordinária de 2018 nesta terça-feira (13), no Sebrae-AL.  O encontro, que contou com a presença de empresários e representantes de associações que atuam no segmento, marcou a retomada das atividades que buscam contribuir com a aplicação das políticas municipais de turismo.

Entre as principais pautas discutidas pelos membros do Conselho estavam as alterações no texto da Lei do Fundo da Semtur, melhorias na oferta de capacitação voltada para necessidades específicas do segmento, andamento de projetos estruturais da cidade e mudanças pontuais no tráfego em período de grande fluxo de veículos, além de ampliação do horário de funcionamento dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) e do aprimoramento de alguns produtos turísticos do destino, como o Parque Municipal.

De acordo com a secretária-adjunta de Turismo, Luciana Sagi, que coordenou a reunião, o encontro teve como principal finalidade atualizar os membros sobre os projetos em andamento e encaminhar as demandas a partir de câmaras temáticas.

“Tivemos discussões muito importantes, como as alterações no texto da legislação do Fundo, principalmente no que diz respeito à geração de outras fontes de receita, a possibilidade de parcerias com instituições de ensino para um centro de formação voltado para a área e o andamento de projetos estruturantes da Semtur. Todas as questões mais específicas desses temas serão encaminhadas para as câmaras temáticas, que analisarão de forma mais detalhada e eficaz cada uma”, explicou.

Empresários e representantes de associações que atuam no segmento turístico em discussão na primeira reunião do Comtur em 2018 (Foto: Ascom/Semtur)

Empresários e representantes de associações que atuam no segmento turístico em discussão na primeira reunião do Comtur em 2018 (Foto: Ascom/Semtur)

Um novo encontro está previsto para o próximo dia 27, quando as entidades deverão se reunir com representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para discutir possíveis mudanças no tráfego em avenidas da orla durante períodos de grande fluxo de veículos, os chamados horários de pico. A ideia pleiteada pelo Comtur, segundo Sagi, é determinar horários e dias específicos para as alterações no tráfego das vias, como já acontece em outras cidades brasileiras. “A demanda foi discutida entre os membros do conselho e a solicitação já foi oficializada. O objetivo desse encaminhamento é melhorar a experiência do maceioense e do turista que vem a Maceió”, destacou.

A reunião também marcou a integração da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) ao Comtur. A entidade, agora, passa a fazer parte do Conselho ao lado da Semtur, Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Sedetur, Sesc-AL, Senac-AL, Sebrae-AL, Maceió Concention & Visitors Bureau, Fecomércio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-AL), Infraero-AL, administração do Porto de Maceió, Sindicato de Empresas de Turismo (Sindetur), Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (Singtur-AL), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maceió (SHRBS-AL) e Grupo dos Receptivos de Alagoas (GRAL).

Bárbara Pacheco/ Ascom Semtur

 

bg azul