SEMEC

Rua Pedro Monteiro, nº 47, Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-380 // Fone: (82) 3315-3603 / atendimento@semec.maceio.al.gov.br

Maceió marcou presença no Connected Smart Cities, em Salvador

Representantes da Prefeitura de Maceió conheceram projetos inovadores e trazem ideias para beneficiar população maceioense

O secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Gestão, Antônio Oliveira, e o assessor executivo da Secretaria Municipal do Governo, Manoel Messias, desembarcaram em Salvador, na última semana, para participar do Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, realizado no dia 15 de março, no Senai Cimatec. Esta é uma etapa regional de um dos principais eventos do setor, que será realizado em setembro em São Paulo, envolvendo empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

De acordo com Manoel Messias, o evento permitiu um melhor entendimento sobre as chamadas “Cidades Irmãs” nordestinas, por meio da avaliação dos cenários e da singularidade de cada cidade.

“O Nordeste era o destaque no evento e ver cidades como Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Recife e Teresina, identificadas como cidades irmãs, pela proximidade geográfica e das relações, nos leva a acreditar ainda mais que conhecendo projetos inovadores implantados ou em desenvolvimento, somos provocados a buscar soluções inteligentes, viáveis, planejadas, integradas e menos onerosas, para melhorar e facilitar a vida das pessoas da nossa cidade. Isso deve ser o foco da gestão pública”, ressaltou Manoel Messias.

Durante o evento, foram apresentados os casos de sucesso da Região Nordeste de Salvador, João Pessoa, Fortaleza, Recife e Teresina, destacando conquistas importantes das capitais, como as de Salvador, considerada referência entre as cidades da Região Nordeste, em função de indicadores atingidos, tais como a marca de 6ª em Empreendedorismo e 7ª colocada entre as cidades analisadas em Mobilidade e Acessibilidade, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities.

O conceito e as práticas para se ter uma cidade inteligente, exige dos gestores contemporâneos o entendimento de que é preciso simplificar e desburocratizar a relação da população com a gestão pública, permitindo soluções que vão desde a disponibilização de dados e informações confiáveis para a geração de oportunidades de negócios e participação social, até o uso da tecnologia disponível e em franca evolução,para resolver questões triviais do cotidiano.

Foram citados como exemplos simples, mas grandes avanços, a marcação de consultas e exames médicos online, uso de rotas mais eficientes no transporte público, matrícula online nas escolas da rede pública, informações sobre o clima, sobre coleta seletiva de resíduos, entre outras, colocando uma infinidade de serviços e facilidades na palma da mão, do morador e do visitante, por meio do uso de um dispositivo de Smart Phone. Maceió já realiza algumas destas ações e já consegue perceber alguns avanços.

Ainda durante o evento, foi possível a aproximação com diferentes fornecedores de serviços/produtos, como Telefonica, Grupo Rede, Atech – Grupo Embraer, Urban Systems, Secretaria Municipal de Mobilidade – SEMOB, Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) projeto Salvador 360, direcionados para o ambiente de Cidades Inteligentes.

“Conectar pessoas com pessoas, pessoas com coisas e coisas com coisas, não é mais um cenário de futuro e sim, a realidade e a tônica mundial, colocando a tecnologia e a inovação, a serviço do cidadão, para produzir cidades melhores, amigáveis, sustentáveis e mais humanas. Participar de eventos como este nos faz renovar conhecimento para uma melhor implementação das ações e nos faz ver que é possível”, destacou Antonio Oliveira, secretário- adjunto de Gestão de Pessoas.

Isis Correia/Semec