sms feed

SMS

Rua Dias Cabral, 569, Centro

Saúde participa de mais uma ação do Projeto Vida no Trânsito

Na manhã de quarta-feira (18), a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa de mais uma edição do Projeto Vida no Trânsito (PVT) promovido pelo Comitê Estadual e Municipal do PVT, no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no Farol. Voltado à população, em geral, e principalmente, aos motociclistas da capital, o evento tem como objetivo colaborar com a diminuição da morbimortabilidade no trânsito por meio de ações relacionadas à saúde e segurança.

26-2-projeto-vida-no-transito

A ação envolve o público-alvo em atividades educativas com temas referentes à segurança no trânsito e outros temas relacionados ao assunto. Além disso, a SMS disponibilizará ações voltadas à saúde, como vacinação para prevenção de tétano e hepatite B, aferição de pressão, testes de glicemia e outros testes rápidos.

De acordo com a técnica do PVT Rozali Costa, a participação da sociedade é importante para a conscientização e sensibilização dos motociclistas sobre a adoção de hábitos seguros. “Essa atividade faz parte do cronograma trimestral programado e pretende chamar atenção para a utilização dos equipamentos de segurança, normas e direção segura para a prevenção dos acidentes”, informou.

Lotado na Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-Transmissíveis (DVDATNT/DVS) da SMS, o projeto iniciou os eventos de conscientização no mês de fevereiro deste ano e faz parte de um cronograma trimestral que contemplou a população do Centro de Maceió e em Bebedouro.

As atividades são planejadas e organizadas pelo Comitê Estadual e Municipal do PVT, que envolve parceiros como a SMTT, Detran Alagoas, Sest-Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Maceió, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL), Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Projeto Vida no Trânsito

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Vida no Trânsito tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.

O Projeto chegou a Maceió em 2013, quando o projeto se expandiu para todas as capitais e municípios que tinham mais de um milhão de habitantes. Essa é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações Pela Segurança no Trânsito, no período de 2011 a 2020.

Lívia Enders / Ascom SMS