feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409

Turismo do Saber promove sensibilização em hotéis

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), iniciou uma nova etapa do projeto Turismo do Saber Profissional. A ação, que faz parte da modalidade voltada aos trabalhadores que atuam na linha de frente do setor, foi iniciada com um treinamento para funcionários do hotel Holiday Inn Express, no bairro Ponta Verde.

Semtur orienta profissionais do setor hoteleiro em treinamento

Semtur orienta profissionais do setor hoteleiro em treinamento. Foto: Ascom Semtur

Conforme o planejamento da Prefeitura, o treinamento acontece para capacitar profissionais de hotéis, bares e restaurantes que trabalham diretamente em contato com os turistas, trazendo abordagens de diversos temas do segmento. Com orientações e informações acerca dos atrativos da cidade e dos principais pontos turísticos, o treinamento auxilia o profissional para contribuir com uma melhor experiência do turista na cidade.

O trade turístico é parceiro fundamental e um dos grandes facilitadores das ações. Já a Semtur comparece aos estabelecimentos que solicitam treinamento e procuram estreitar a relação com a secretaria.

O projeto fortalece o contato dos participantes com o turismo local, por meio de orientações sobre pontos turísticos da cidade (praias, bairros e mirantes), belezas naturais, gastronomia, artesanato e cultura. Entram também na lista informações sobre o funcionamento dos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) e equipamentos públicos, telefones úteis e a principal ferramenta de divulgação do destino voltada às redes sociais, o projeto Experimente Maceió.

Segundo a coordenadora de Informações Turísticas da Semtur, Cristina Quirino, o projeto tem avançado e atendido diversos estabelecimentos da rede hoteleira em Maceió. “A gente nota um interesse por parte dos profissionais que participam das nossas atividades, o que é muito produtivo, já que eles reconhecem a importância de se qualificar para oferecer um melhor atendimento aos turistas”, pontuou.

Funcionários do hotel Holiday Inn Express puderam conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos de Maceió

Funcionários do hotel puderam conhecer um pouco mais dos atrativos turísticos de Maceió. Foto: Ascom Semtur

Para Alessandra Vaz, supervisora de hospedagem do hotel, o momento foi para absorver o máximo de informações úteis ao trabalho diário dos funcionários, um panorama completo dos atrativos locais.

“A gente viu a necessidade de fazer o treinamento para atender aos nossos colaboradores e mostrar a importância do roteiros e do turismo na nossa economia. Foi enriquecedor para todos, pois passamos a conhecer outros atrativos e agora podemos orientar os clientes e oferecer um serviço mais completo”, afirmou.

O projeto

O Turismo do Saber é um dos principais projetos da Semtur e vem sendo desenvolvido em três frentes: Turismo do Saber na Escola, para alunos da Rede Municipal de Ensino, Turismo do Saber Social, que trabalha com jovens assistidos por programas da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Turismo do Saber Profissional, que atende aos profissionais do segmento, entre empresas privadas e instituições públicas.

Por meio da parceria da Prefeitura com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Alagoas e o Maceió Convention & Visitors Bureau, vários hotéis da capital já receberam ações de sensibilização e devem participar de maneira mais completa do Turismo do Saber Profissional.

Luiz Rios/Ascom Semtur

bg azul