logo-smtt feed

SMTT

Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito

Avenida Durval de Góes Monteiro, 829, KM 10, Tabuleiro do Martins

Vida no trânsito: SMTT fomenta planejamento de ações

Reunião dos técnicos

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) integra o Projeto Vida no Trânsito (PVT). As informações colhidas pelo órgão servem para planejamento e implementação de ações educativas e de melhorias, otimizando os serviços de engenharia, fiscalização e, principalmente, de educação no trânsito.

whatsapp-image-2018-06-08-at-1-43-42-pm-1

A iniciativa chegou em Maceió em 2013 e suas ações são planejadas pelo Comitê Estadual e Municipal do Projeto Vida no Trânsito. Além da SMTT, outros órgãos também compõem a iniciativa, como o Detran Alagoas, Sest-Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Tendo todos esses dados, saberemos pontuar exatamente o que precisamos fazer, qual a ação que precisa ser executada e o local certo para realização da ação”, pontua Juliana Normande, diretora de educação no trânsito da SMTT.

Projeto Vida no Trânsito

Coordenado pelo Ministério da Saúde, o Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito, além da promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU), para a Década de Ações Pela Segurança no Trânsito, no período de 2011 a 2020.

O projeto tem como objetivo subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. O foco das ações no Brasil é priorizado em dois fatores de risco: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada, além de outros fatores identificados a partir de análise de dados locais em relação a acidentes de transporte terrestre.

O PVT se expandiu para todas as capitais e municípios com mais de um milhão de habitantes.

Ascom SMTT