feed

SEMTUR

Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer

Avenida da Paz, 1422, Centro
CEP 57020-440 // Fone: (82) 3336-4409. Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

SBPC Cultural apresenta atrações artísticas

Com uma ampla e variada programação, a 70ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece ao longo desta semana, recebe além dos espaços voltados a discutir os rumos da ciência, um ciclo de atividades culturais que irá contar com grandes nomes da música, do teatro, cinema e folclore alagoano.

A cantora Wilma Araújo é uma das atrações culturais do evento. (Foto: Carol Rox)

A cantora Wilma Araújo é uma das atrações culturais do evento. Foto: Carol Rox

Com o tema – Saberes da Tradição – Arte e Ciências, o evento, que acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conta com diversas atividades culturais que inclui mostras de cinema, oficinas e apresentações musicais, de teatro e de folguedos locais. Da música popular ao erudito, a SBPC Cultural leva ao palco patrimônios da cultura alagoana que se encontram no mesmo evento e engrandecem a programação.

O evento recebe entre outros artistas, os cantores Júnior Almeida, Wilma Araújo e Wado, além da Orquestra de Tambores de Alagoas e a banda Vibrações, que encerra a parte cultural da SBPC no sábado (28), ao lado do músico arapiraquense Janu. Há espaço ainda para artistas e grupos que representam muito bem a musicalidade característica da região, como é o caso de Chau do Pife e Xameguinho.

Na parte referente aos folguedos locais, irão se apresentar algumas das mais importantes e representativas expressões do estado como o bumba-meu-boi, quadrilhas e grupos de coco de roda. Além disso, haverá bandas de pífano, oficinas e apresentações de dança, palestras e debates sobre teatro e audiovisual. O evento conta ainda com um concerto do Corufal, um coral composto por integrantes da própria Ufal. Toda programação é gratuita e pode ser conferida acessando o site da Ufal aqui.

A 70ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, que estará com um estande na área de exposição. A fim de atender os turistas que vêm à cidade para participar do encontro, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) vai instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) itinerante no espaço, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além da prestação de informações turísticas, a equipe do Turismo distribuirá gratuitamente materiais como mapa e guia de bares e restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A realização do evento na capital alagoana foi proposta pela Fapeal e aprovada pelo Conselho da SBPC mediante articulação do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), fundação que atua em parceria com a Semtur e outras instituições públicas e privadas para fomentar a cadeia produtiva do turismo de negócios na cidade. No total, de acordo com o calendário do MC&VB, 38 eventos foram captados pela entidade para este ano.

Luiz Rios/ Ascom Semtur

bg azul