semas feed

SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Pessoas em situação de rua participam de passeio cultural

Como proposta de atividade de reintegração na qualidade de vida dos usuários, o Centro Pop I – equipamento social de acolhimento dia para pessoas em situação de rua da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) – realizou uma visita a uma das casas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro do Jaraguá.

Acompanhados por integrantes da equipe do Centro Pop I, oito pessoas em situação de rua participaram do passeio, que teve como objetivo abordar de forma lúdica como os patrimônios históricos ajudaram a construir memórias, histórias e a identidade cultural de Maceió. O projeto também faz parte da atividade de valorização dos equipamentos culturais e artísticos da cidade.

Segundo Raquel Brandão, professora de Artes Cênicas que estava com o grupo, um passeio cultural carrega um grande peso na medida de reintegrar essas pessoas em situação de rua na sociedade. “Atividades externas possibilitam a reconstrução da autoestima, elas estimulam esses usuários a ter um novo significado das coisas e outro olhar sobre o mundo. Isso incentiva na qualidade de vida deles, que já estão ansiosos pela próxima visita”, disse.

semas-visita-museu-centro-pop

O passeio foi realizado em uma das casas do Iphan. Foto: Ascom Semas

Em Maceió existem dois Centros Pop, um no bairro da Jatiúca e outro no Farol. Nesses espaços não são ofertados serviços de acolhimento, mas as pessoas em situação de rua podem se alimentar e tomar banho, participar de palestras educativas, atividades físicas, culturais e de lazer, além de receber orientações socioassistenciais e encaminhamentos para atendimentos em programas sociais.

O Centro Pop I está localizado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h e o Centro Pop II fica na Avenida Tomás Espíndola, número 86, Farol.

Amanda Falcão (estagiária)/ Ascom Semas