PGM

Procuradoria Geral do Município

Rua Dr. Pedro Monteiro, 291, Centro.
CEP 57020-380 | Telefones: 3327-4902 / 3327-7409 / 3327-1588 / 3327-1447

Prefeitura participa de evento sobre gestão pública no TCE

Projeto Conversando com Gestor Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Projeto é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, através da Procuradoria Geral do Município (PGM), marcou presença na 6ª edição do projeto “Escola de Contas Conversando com o Gestor”, realizado na Casa da Indústria, no bairro do Farol. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), teve o objetivo de promover a integração e interação do órgão de controle externo com os municípios da região metropolitana de Maceió, com a capacitação de gestores e servidores públicos. Palestras e mesa redonda apresentaram temas como prestação de contas e transparência.

“É um evento que aconteceu no estado inteiro e que promove a integração entre os municípios. As pessoas costumam pensar que o Tribunal de Contas é um órgão apenas para penalizar os gestores, mas isso não é verdade. Tem todo um trabalho pedagógico, de orientação e capacitação de como se deve proceder em relação às normas que regem a administração pública. Maceió se sente orgulhosa de sediar este evento, que é de grande valia”, disse o procurador-geral do município de Maceió, Diogo Coutinho, que representou o prefeito Rui Palmeira no evento.

Diogo Coutinho - Procurador Geral do Município Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Diogo Coutinho é procurador-geral do Município. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Durante a programação, o procurador apresentou um case da Prefeitura de Maceió. “Foram vários avanços nos últimos cinco anos, como o Portal da Transparência premiado nacionalmente, criação de aplicativos para acesso à informação e realização de concurso para servidores efetivos na área. Considerando um cenário muito nebuloso com o grande problema de corrupção no Brasil, esses avanços são importantes para que a gente trabalhe dentro da legalidade e a Secretaria Municipal Controle Interno é um case para o estado”, destacou Diogo Coutinho.

Atualmente, a Escola de Contas vem atuando de forma abrangente, participando ativamente da construção e realização de cursos, seminários, treinamentos internos e externos para os servidores da Casa, seus jurisdicionados e toda sociedade alagoana, com o objetivo de manter o alinhamento com as estratégias organizacionais do Tribunal de Contas.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta, destacou o papel do órgão na promoção de debates que visam aperfeiçoar o controle da gestão pública em Alagoas.“O Tribunal de Contas vem provendo eventos para tratar de temas relevantes sobre a atuação desse órgão fiscalizador. Deste modo, podemos citar a instituição dos controles internos, a questão da transparência, a necessidade dos serviços de contabilidade e procuradoria”, pontou.

Projeto Conversando com Gestor Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Evento foi realizado no auditório da Casa da Indústria. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Sérgio Ricardo Maciel, conselheiro substituto e relator da sexta edição do evento, disse que uma boa gestão parte do engajamento dos atores públicos. Ele também enfatizou o trabalho de orientação promovido pelo Tribunal de Contas de Alagoas. “Essas discussões contribuem para orientar esses gestores nas administrações municipais. A partir daí, a sociedade é beneficiada com uma melhor prestação de serviços”, ressaltou.

Thiago Aquino e Marcondes Leite (estagiário)/Secom Maceió