feed

SMCI

Secretaria Municipal do Controle Interno

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235 -
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Fone: (82) 3315-9001 / 9005

Transparência: portal de Maceió está mais moderno e eficiente

sem-titulo

Um novo layout e novas funcionalidades com foco no controle social. O Portal da Transparência de Maceió, lançado em 2013, mudou esta semana e ganhou uma versão repaginada e moderna para facilitar ainda mais a pesquisa e ampliar a participação cidadã dos maceioenses.

O visual mais intuitivo valoriza a cidade de Maceió com fotos panorâmicas, apresenta gráficos em tempo real, que mostram a atuação das receitas e despesas no Município, e mantém os mesmos índices de qualidade atestados nas pesquisas nacionais, que o colocaram em primeiro lugar no Estado.

O novo portal, agora integrado com o site da Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados (Arser), melhorou o acesso aos dados sobre a execução financeira dos programas de governo. O resultado são consultas mais rápidas e mais descritivas a receitas, despesas, contratos, convênios e licitações.

“O novo portal mantém a fidelidade às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mas destacamos que ele foi pensado para o cidadão que acompanha a gestão dos recursos públicos e o resultado do pagamento dos seus impostos”, assegura o secretário municipal de Controle Interno, Neander Teles. “Vamos continuar evoluindo, pelo crescimento da cidade de Maceió”, acrescentou.

Ranking, acessibilidade e melhorias

Nota 10 na última Escala Brasil Transparente do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), em 2017, o Portal da Transparência de Maceió foi considerado um dos melhores entre as capitais brasileiras e o melhor entre os municípios alagoanos nas avaliações realizadas nos últimos anos pelo Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Mantendo o compromisso com a melhoria contínua, desde o ano passado, a Prefeitura decidiu ampliar a acessibilidade e usabilidade. Há um ano o portal já permite a tradução para libras, e agora apresenta como inovações o alto contraste e o controle do tamanho dos textos, além de ampliar as opções de downloads nas pesquisas.

O usuário do Portal da Transparência de Maceió pode contribuir com o aperfeiçoamento da plataforma enviando mensagens com sugestões, críticas e solicitações de informações, por meio da pesquisa disponível na página inicial.

Ascom SMCI

bg azul