feed

SEMAS

Secretaria Municipal de Assistência Social

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Cras promove novas experiências no mês das crianças

Passeios são formas de promover não só o lazer, mas também de ofertar uma nova experiência de vida. Com essa intenção, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Área Lagunar levou as crianças atendidas pelo equipamento social para um passeio no Cinturão Verde da Braskem.

O programa foi realizado nessa quinta-feira (18) e contou com a participação de 11 crianças, com idades entre 5 e 12 anos. Durante o passeio na reserva ecologia, que fica localizada no bairro do Pontal da Barra, os pequenos puderam andar entre as árvores, ver animais e aprender mais sobre a preservação da natureza.

dia-das-criancas-braskem-semas-1

As crianças durante o passeio visitaram o Cinturão Verde, uma reserva ecológica da Braskem (Foto: Ascom Semas)

Segundo a educadora física do Cras, Jeane Maria Modesto, a intenção da visita foi de proporcionar às crianças um momento de conscientização sobre o meio ambiente, que é um tema discutido frequentemente com os usuários. “Nos nossos encontros com as crianças, sempre tocamos no assunto da importância da reciclagem, da atenção com a natureza, e aqui eles estão nesse contato direto com o ambiente, vendo os impactos que podemos gerar por meio da preservação”, disse Jeane.

Ainda de acordo com a educadora, a experiência também é uma forma de estabelecer a qualidade de vida para as crianças. “Quando estamos ao redor da natureza, nós começamos a olhar o mundo além das tecnologias e aprendemos um pouco mais com ela. Isso promove saúde, bem estar e desperta a curiosidade”, explicou a educadora.

dia-das-criancas-braskem-semas-5

Yasmin Bianca e Nicolas Felipe foram uns dos usuários que se divertiam durante o passeio (Foto: Ascom Semas)

Yasmin Bianca, de 7 anos, já tinha feito o passeio no ano passado com a escola, mas disse que dessa vez estava mais ansiosa e animada. “Eu lembro que vi vários bichos legais como macaco, pavão e iguana, então estava muito ansiosa para rever todos esses animais. E também estou com os amigos do Cras, o que torna o passeio diferente da outra vez”, disse.

Já para Nicolas Felipe, 9 anos, o passeio ao Cinturão foi novidade e o que ele mais queria durante a visita era ver um jacaré. “Eu acho muito legal a natureza, o cuidado com o meio ambiente, porque a gente não tem tanto contato com lugares assim no dia a dia”, comentou o jovem.

Mês das crianças

O Cras Área Lagunar, ainda em alusão ao mês das crianças, também promoveu outros dois passeios para o grupo das crianças, sendo eles uma visita a sede do Corpo de Bombeiros de Maceió, onde puderam ver como é a rotina de um bombeiro, além de um passeio no Veículo Leve sob os Trilhos (VLT).

dia-das-criancas-bombeiros-semas-1

Durante a visita a sede do Corpo de Bombeiros, as crianças tiveram orientações e brincaram (Foto: Ascom Semas)

De acordo com a coordenadora do Cras Área, Bia Calado, a programação foi pensada com o intuito de promover as crianças momentos de lazer e de valorização, com experiências dedicadas a elas. “Foram momentos de aprendizagem, lazer e diversão, tudo isso para alegrar e promover ações proveitosas para as nossas crianças”.

Para a pequena de 9 anos, Vanuzia Sofia, que participou dos três passeios, este tinha sido um dos melhores dias das crianças. “Nesse mês eu fiz coisas que nunca vou esquecer, fiquei muito feliz com os momentos proporcionados para a gente pelo  Cras”, disse.

Amanda Falcão (estagiária)/ Ascom Semas

bg azul