feed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199, Cambona
CEP 57017-000 // Fone: (82) 3315-4553

Jovens, adultos e idosos recebem certificados de alfabetização

A conclusão do ciclo do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), realizada na noite dessa quarta-feira (10), levou a vários jovens, adultos e idosos maceioenses mais cidadania após o processo de alfabetização. A solenidade de encerramento da etapa aconteceu na Casa da Indústria, no bairro Farol, e reuniu gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representantes do Fórum de Jovens Adultos e Idosos e familiares dos estudantes.

Ana Dayse Dórea, Secretária de Educação, observando os alunos do programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ana Dayse Dórea, Secretária de Educação, observando os alunos do programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

Na oportunidade, foi entregue de forma simbólica o certificado de conclusão do ciclo de alfabetização.

Estudantes, do Programa Brasil Alfabetizado, recitam um poemo para o público presente. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Estudantes recitam poema para o público. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou da solenidade e definiu o momento como sendo um coroamento. “Muitas pessoas passaram a ter uma expectativa de vida melhor agora que aprenderam a ler e escrever. Eles estão aptos, por exemplo, a arrumar um trabalho”, salientou a gestora.

Ana Dayse Dórea - Secretária de Educação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ana Dayse Dórea – Secretária de Educação. Foto: Pei Fon / Secom Maceió

De acordo com a secretária, o programa tem contribuído com a redução do índice de analfabetismo em Maceió. “O PBA é dirigido para as comunidades, podendo acontecer em qualquer lugar como numa igreja, casa ou associação, por exemplo. O importante é alcançar a comunidade”, acrescentou.

Maria de Lourdes Nunes - Coordenadora Local do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maria de Lourdes Nunes – Coordenadora Local do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para a coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado, Maria de Lourdes, a graduação representa a porta de acesso para a cidadania. “Eles alfabetizados saem da condição discriminatória de analfabeto, o que nos deixa muito felizes. Estamos conseguindo que muitos deles deem continuidade aos estudos e alguns já estão matriculados, mais uma realidade que estamos conseguindo mudar em Maceió”, destaca.

Maria José Alves - Aluna do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maria José Alves – Aluna do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O brilho no olhar era a mensagem de satisfação da aluna Maria José Alves. A noite da entrega do diploma representou para ela a consagração da cidadania. “O conhecimento que adquiri está me ajudando bastante no dia a dia. Hoje leio e faço contas muito melhor. O que eu sabia não era suficiente para ler e escrever, mas agora é diferente”, disse a aluna, afirmando que continuará os estudos na Educação de Jovens Adultos e Idosos (Ejai).

Secretaria de Educação reúne estudantes do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Secretaria de Educação reúne estudantes do Programa Brasil Alfabetizado. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O Brasil Alfabetizado é um programa do Ministério da Educação voltado para jovens, adultos e idosos, com o objetivo reduzir o analfabetismo e despertar o interesse pela elevação da escolaridade.

Janaina Farias / Ascom Semed

bg azul