feed

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569, Centro
CEP 57020-250 // Fone: (82) 3315-5180

Secretário comemora Semana da Criança com usuários de Capsi

Para oferecer atividades de lazer aos usuários, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou a comemoração da Semana da Criança, na sede da unidade, localizada na Serraria, na manhã desta quarta-feira (10).

10-10-2018-sec-nono-vista-caps-jose-tenorio-nc-21

Unidade realiza ações alusivas ao Dia das Crianças todos os anos. Foto: Neno Canuto

Durante as comemorações, o secretário José Thomaz Nonô parabenizou os servidores da unidade e destacou a satisfação em ver esse tipo de ação. “As atividades desenvolvidas por esse Capsi são muito importante e é uma alegria grande poder participar desse momento para essas crianças e adolescentes”, disse.

A festa contou com brincadeiras desenvolvidas pela equipe da unidade, cama elástica, brinquedo inflável e lanches ofertados para as crianças e adolescentes atendidos e seus familiares. Houve ainda sessão de cinema, visita ao Parque do Horto e passeio em um salão de jogos

Luciana Aparecida Santos acompanha as atividades do seu neto Kaique Santos, de 11 anos, que foi diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em um nível leve há seis anos. Para ela, as atividades auxiliam no desenvolvimento do garoto. “No tempo que eu estou aqui já percebo que ele está bem melhor. Ele adora vir pra cá, tanto pelos profissionais, quanto pelas atividades. E com essa festa ele ficou ainda mais animado, acordou às 6 horas ansioso pra vir pra cá”, relatou.

De acordo com Lannaisy Torres, diretora administrativa do Capsi, anualmente são ofertadas ações que tirem as crianças do ambiente da unidade e a levem para uma programação diferente durante todo o mês de outubro. “O intuito é desenvolver ações para que eles tenham uma vida social e possam interagir em todos os ambientes, além de promover uma atividade que, muitas vezes, a família não tem condições de oferecer”, afirmou.

10-10-2018-sec-nono-vista-caps-jose-tenorio-nc-1

Crianças se divertiram com atividades. Foto: Neno Canuto

Oficinas auxiliam no desenvolvimento das crianças

O Capsi desenvolve atividades com crianças e adolescentes até os 17 anos, que apresentam algum transtorno mental, como psicoses, neuroses, autismo, esquizofrenia ou mesmo depressão. As demandas recebidas são espontâneas ou encaminhadas das unidades.

“Aqui sempre trabalhamos as habilidades. Em cada grupo nós analisamos quais precisam ser desenvolvidas, e a maioria é comportamental. Então visamos a autoestima, autoconfiança, percepção de si mesmo e do outro, sempre com atividades lúdicas e dinâmicas, que façam com que eles reflitam sobre aquela habilidade”, pontuou a pedagoga Eliane Tiago da Silva.

10-10-2018-sec-nono-vista-caps-jose-tenorio-nc-16

Usuários e servidores participaram das atividades. Foto: Neno Canuto

Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje (10) também é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Izolda Dias, gerente de Atenção Psicossocial da SMS, falou sobre a importância de abordar a temática com o objetivo de eliminar estigmas e preconceitos que a sociedade pode ter com essas pessoas.

“A ação de hoje do Capsi foi referente ao Dia da Criança, mas culminou com o Dia Mundial da Saúde Mental, que é uma data bastante comemorativa na área, porque é quando a gente desenvolve várias atividades nos serviços mostrando a importância da saúde mental, acabando com os preconceitos e estigmas que a população tem com esse público”, ressaltou Izolda.

A gerente explicou ainda que a temática desse ano trata da saúde universal para todos em todos os lugares. “Toda pessoa tem direito à saúde e, às vezes, o sujeito desenvolve algum problema nessa área por falta de outras políticas públicas, como moradia e alimentação, que precisam estar interligadas”, finalizou.

Graziela França/ Ascom SMS

bg azul