semas feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Semscs comemora Dia Nacional da Guarda Municipal

Banda da Guarda em apresentação no Shopping

O Dia Nacional da Guarda Municipal é celebrado nesta quarta-feira (10) de outubro, instituído pela Lei Federal nº 12.066 de 2009. Em Maceió, a corporação foi criada pela Lei nº 3.823, de 29 de dezembro de 1988 e implantada por meio da Lei 3.961, de 29 de dezembro de 1989, durante o governo do então prefeito Guilherme Palmeira.

Na capital alagoana são mais de 700 agentes que trabalham na proteção do patrimônio público municipal, atuando de forma preventiva e na mediação de conflitos. A corporação tem buscado otimizar os serviços prestados ao município de Maceió, com o objetivo de melhor atender às demandas diárias.

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, é importante celebrar a data. “A Guarda Municipal é uma instituição que se desenvolve e evolui a cada momento pelo Brasil inteiro. Nós homenageamos esses homens e mulheres, verdadeiros heróis e heroínas do dia-a-dia em proteção da sociedade. Agradecemos à corporação por nos dar essa condição de exercer a nossa cidadania. Parabéns a todos da nação azul-marinho”, destaca.

A gestão está construindo um legado de valorização da corporação. Entre os principais pontos podem ser destacados: reativação da Banda de Música; criação do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu); manutenção do trabalho do Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) e do Grupo de Ação e Apoio Operacional (GAAO); aumento da frota veículos; investimento em cursos e treinamentos, com a criação da Coordenação de Ensino e Instrução (CEI); realização do curso de tiro, um dos mais esperados pela categoria; e, esse mês, o curso de Adequação Legal para Porte de Armas de Fogo para a Guarda Municipal.

Curso para porte de armas

Além disso, existem as atividades desenvolvidas em postos fixos e nas rondas em escolas municipais em áreas de maior vulnerabilidade social; o patrulhamento da orla com o grupamento Bike Patrulha; bem como a realização de ações lúdicas e educativas por meio do Programa Guarda Faz Escola.

A Guarda Municipal de Maceió desenvolve projetos esportivos gratuitos e abertos ao público. Resultado da dedicação de seus idealizadores, instrutores e praticantes, os projetos Cândido Clube de Judô, Guardas Nadadores, Vôlei na Guarda e Treino Funcional na orla de Pajuçara promovem a prática de atividade física e a integração entre a corporação e a sociedade. Alguns agentes têm uma trajetória individual dedicada à prática esportiva e com bons resultados em competições locais, nacionais e até internacionais.

O secretário lembra, ainda, da participação nas ações integradas no município. “Respeitada a competência de cada órgão, a Guarda tem desempenhado um importante papel no apoio às operações realizadas para a construção de uma cidade mais segura e ordenada”, conclui.

Ascom Semscs