SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Ambulantes que atuam na faixa de areia da orla são recadastrados

A chegada da alta temporada para o setor turístico em Maceió traz a expectativa do aumento do fluxo de pessoas na orla marítima. Para dar continuidade às ações de ordenamento da região, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) vem realizando o recadastramento dos ambulantes que comercializam na faixa de areia no trecho que vai do início da Pajuçara até o Posto 7, na Jatiúca.

O coordenador-geral de Controle de Atividades no Espaço Público e de Processos Especiais da Semscs, Felipe Davino, explica que o cadastro é destinado a quem já está inscrito regularmente e autorizado a atuar na orla. “O objetivo é identificar se os ambulantes estão trabalhando no local definido, se há ação de terceiros ou outras formas de irregularidade, para que toda a orla esteja ordenada”, disse.

A ação também visa atender ação civil pública interposta pela 13ª Vara do Ministério Público Federal (MPF), que diz respeito ao ordenamento do espaço público na orla marítima de Maceió, além de evitar a degradação ambiental, proveniente da edificação de obras em desacordo com a legislação pertinente e redução dos problemas ocasionados pelo excesso de barracas, quiosques e outras construções que possam restringir o acesso à praia ou causar poluição visual.

Segundo Davino, a próxima etapa é a implantação do projeto elaborado pela equipe de arquitetura da Semscs,  que inclui, entre outros itens, a padronização da quantidade de equipamentos – como mesa, cadeira e sombrinha – permitidos por ambulante. “Quem estiver de forma desordenada terá que entrar no padrão para proporcionar aos banhistas um espaço livre e organizado para transitarem normalmente e com os ambulantes exercendo suas atividades de forma ordenada”, conclui.

Ascom Semscs