feed

SEMDS

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3315-4735 /4736 Parque Municipal: 3358-6232

Defesa Civil recebe capacitação para reforçar monitoramento

Capacitação em São Paulo deve colaborar com o trabalho de monitoramento realizado pela Defesa Civil de Maceió

Capacitação em São Paulo deve colaborar com o trabalho de monitoramento realizado pela Defesa Civil de Maceió

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil tem uma atuação ampla em Maceió em relação ao monitoramento de áreas de riscos e encostas. Para ampliar e reforçar este trabalho, técnicos do órgão estiveram em São Paulo, nesta semana, para uma importante capacitação ofertada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Titular da Defesa Civil, Dinário Lemos detalhou o objetivo da capacitação. “Fomos convidados para um alinhamento e treinamento sobre o Projeto Gestão do Risco de Desastres e Programa de Resposta (Gides), que é uma iniciativa do Governo Federal baseada em uma estratégia nacional para a melhoria da gestão de riscos e desastres. O Gides será implantado na Defesa Civil de Maceió e reforçará o nosso trabalho de monitoramento de áreas de encostas. Trata-se de uma ferramenta importante para ampliar o que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, explicou o gestor.

Técnicos da Defesa Civil participaram de capacitação em São Paulo a convite do Cemaden

Técnicos da Defesa Civil participaram de capacitação em São Paulo a convite do Cemaden

O trabalho realizado em São Paulo dá continuidade ao processo de integração da Defesa Civil aos projetos do Governo Federal. No mês de julho, a convite do Ministério da Integração Nacional, o coordenador-geral de Ações e Contingência do órgão da Prefeitura de Maceió, Arthur Rodas, foi ao Japão como representante da capital alagoana na comitiva brasileira encaminhada ao país para uma capacitação de um mês sobre o Projeto Gides.

Segundo Lemos, a viagem a São Paulo também resultou no acesso da Defesa Civil a sistemas importante do Cemaden, todos com foco na ampliação e reforço do monitoramento das áreas de risco de Maceió para a prevenção de desastres. Além do secretário-adjunto especial da Defesa Civil, foram a São Paulo os técnicos Arthur Rodas e Joanna Borba.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

 

bg azul