semas feed

SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Conferência municipal discute políticas públicas

A VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento das Violências teve início, nesta quinta-feira(8), e  reuniu  adolescentes, representantes da sociedade civil e da área governamental,  conselheiros tutelares, membros do Ministério Publico Estadual (MPE),  do Juizado da Infância e da Juventude e de instituições que desenvolvem ações, projetos e programas  com crianças e adolescentes da capital. O evento acontece até esta sexta-feira (9), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

“Estão aqui as pessoas interessadas que a política de proteção à criança e ao adolescente aconteça. Espero que tenhamos ricos debates, pois serão criadas e elaboradas propostas para o benefício de crianças e adolescentes da capital”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cícera de Oliveira

A presidente do CMDCA, Cícera e Oliveira falou sobre a importância da conferência. Foto:AscomSemas

A presidente do CMDCA, Cícera de Oliveira,  falou sobre a importância da Conferência. Foto:Ascom Semas

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha,  falou sobre a importância da escolha dos delegados. “Que sejam escolhidos delegados comprometidos com a causa, porque são eles é que vão levar essas deliberações para a conferência estadual e nacional. Essas deliberações serão o trabalho dos próximos dois anos. Precisamos lutar para que os direitos de crianças adolescentes prevaleçam”, destacou a gestora.

A promotora de Justiça da infância e juventude, Alexandra Beurlen, também participou da conferência. “Discutir direitos é sempre muito importante. A conferência é um momento para ouvir, construir e construir. Estamos comemorando 30 anos de Constituição e muitos direitos não estão sendo efetivados. Hoje estamos em um momento de discussão e fortalecimento para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. É também muito importante a participação das crianças e adolescentes na conferência para que possam compreender os seu direitos e possam enfrentar as batalhas que estão por vir”, afirmou.

A secretária Celiany destacou a importancia dos delegados. Foto:Ascom Semas

A secretária Celiany Rocha destacou a importância da escolha dos delegados. Foto:Ascom Semas

A adolescente Renata Vitória, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), também participou da conferência e falou sobre a importância do evento. “A conferência nos ajuda a  nos manter informados sobre nossos direitos e deveres. É uma forma de compartilharmos conhecimento e experiências. E depois poderemos compartilhar com nossos amigos e a comunidade o que aprendemos. É muito importante podermos opinar sobre políticas públicas que irão nos afetar”, frisou.

Após a solenidade de abertura, aconteceu a apresentação cultural do Coral de crianças e adolescentes do Lar São Domingos e em seguida foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno. À tarde, aconteceu a Palestra Magna  ministrada pela Professora da Universidade Estadual do Ceará, Mônica Sillan de Oliveira, com o tema Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento das Violências.

Logo após, os participantes foram divididos em grupos abordando os eixos Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e Proteção e Defesa dos Direitos, Prevenção e Enfrentamento de Violência Contra Crianças e Adolescentes, Orçamento e Financiamento das Políticas para Criança e Adolescentes, Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes, Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.

conferencia-crianca-adolescente-cmdca9

Leitura e aprovação do Regimento Interno. Foto:Ascom Semas

Participaram também da solenidade de abertura a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dória,  a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Walquíria Lúcio, a conselheira tutelar Leandra Januária, representando o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, e a consultora do Unicef em Maceió, Juliana Vergetti.

Nesta sexta-feira (9), os trabalhos da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente continuam. O evento termina com uma plenária de apresentação para validar os conteúdos discutidos e abordados nos trabalhos de grupo por eixo e com a eleição dos delegados, que participarão da 11 ª Conferência Estadual do Direito da Crianças e do Adolescente.

Vanessa Napoleão/Ascom Semas