SEMAS

Avenida Comendador Leão, 1.383, Poço.
CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3315-7378

Gestores mirins assumem funções públicas pelo Dia Mundial da Criança

Prefeito Rui Palmeira vistoria Escola Selma Bandeira Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Prefeito Rui Palmeira destaca compromisso com a infância. Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Crianças e adolescentes assumem o protagonismo em funções da administração pública nesta quinta-feira (22), quando a Prefeitura de Maceió comemora, pelo segundo ano consecutivo, o Dia Mundial da Criança. Cerca de 20 jovens atendidos pela Rede Municipal de Assistência Social e Educação assumem simbolicamente cargos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, desenvolvendo atividades juntamente com os titulares dos cargos. A ação é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em homenagem ao Dia Mundial da Criança, celebrado em 20 de novembro, e objetiva valorizar os direitos da criança e do adolescente.

A partir das 9h, o prefeito Rui Palmeira e o vice-prefeito Marcelo Palmeira recebem, na sede da Prefeitura, os estudantes que tomarão posse simbólica dos cargos. Em seguida, eles vão acompanhar a rotina e a agenda de compromissos da autoridade que estarão representando. Na programação alusiva ao Dia Mundial da Criança, todos os envolvidos participam de uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal, na Associação Comercialde Maceió.

“Teremos um dia dedicado a estes jovens, para que eles conheçam o dia a dia de um gestor, parlamentar, promotor e magistrado, mas o grande propósito é dar visibilidade aos desafios da infância e da adolescência, garantindo às meninas e aos meninos a oportunidade de se expressar, falar sobre suas preocupações e expor suas ideias como agentes de mudança”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

O Dia Mundial da Criança é um momento global anual por crianças, para crianças. É um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas mais prementes que as crianças enfrentam. Foi em 20 de novembro de 1954, no Dia Universal dos Direitos da Criança na ONU, que a Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada. Essa data é também para celebrar o progresso feito para as crianças.

Para a secretária municipal de Assistência Social de Maceió e articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Celiany Rocha, o compartilhamento de informações com adolescentes que são atendidos pelo Município é fundamental para aproximar ainda mais a gestão municipal da população que mais precisa das políticas públicas.

“Vamos para o segundo ano consecutivo nesta parceria com o Unicef e, com isso, vamos fortalecer o protagonismo dos nossos jovens, fazendo com que compartilhem experiências e vivenciem como funciona o trabalho. Para nós, gestores, é também um momento importante de estar perto deles e saber como pensam, contribuindo para o nosso trabalho de garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes”, completou a gestora.

go-blue1

Vá de azul

Em 2018, o mundo se reunirá em torno dessa data para ajudar a construir um lugar onde todas as crianças estejam na escola, protegidas contra danos e que possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados. Para promover a data e o compromisso com a garantia dos direitos da infância, o Unicef orienta as pessoas a usar a cor azul na programação alusiva ao Dia Mundial e divulgou as hashtags #Goblue e #Vádeazul para promover o engajamento nas mídias sociais.

Na gestão municipal, o prefeito Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira e os secretários de Assistência Social, Educação, Desenvolvimento Sustentável e Esporte, Lazer e Juventude serão acompanhados por gestores mirins durante todo o dia 22. Além deles, também serão acompanhados pelos jovens o deputado estadual Rodrigo Cunha, os vereadores municipais Tereza Nelma, Siderlane Mendonça e Silvânia Barbosa, as promotoras de Justiça Marluce Caldas e Alexandra Beurlen, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cícera, e representantes da OAB Alagoas.