SMG

CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Fones: (82) 3315-5042 / 3787

Maceió ganha novos representantes no Dia Mundial da Criança

whatsapp-image-2018-11-22-at-11-06-49

Nesta quinta-feira (22), meninas e meninos assumiram, simbolicamente, as funções públicas de prefeito, vice-prefeito, secretários de governo, parlamentares, promotores e advogados. A ação, que acontece no mundo todo, faz parte das comemorações do Dia Mundial da Criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

Segundo o prefeito Rui Palmeira, a ação é muito importante, pois dá visibilidade para as crianças que moram, sobretudo, na periferia. “Nós temos feito a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) já há algum tempo, que é o diálogo com os jovens que moram nessas comunidades. E, dialogando com eles, nós sabemos de perto quais os problemas das comunidades na visão deles, que têm que lidar diariamente com situações como a violência. É muito importante ouvir e dar visibilidade e resolver essas questões”, disse.

Dia Mundial da Criança - Prefeito Mirim Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Rui Palmeira passa o comando do município a Matheus Soares, que virou prefeito mirim no Dia Mundial da Criança
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Na solenidade, o prefeito passou o comando para Matheus Soares, de 13 anos. “É um dia muito especial, porque eu estou representando muitas crianças e adolescentes. Hoje vou ver como é ser prefeito por um dia. Meus colegas também vão passar pela experiência, vendo de perto como é ser vice-prefeito, vereador, entre outros cargos”, disse o estudante selecionado pelo UNICEF.

“Ano passado, como prefeito em exercício, tive a honra de participar do evento e pude passar um dia especial com eles. Sem dúvidas, é uma oportunidade boa para todos nós”, reforçou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.

Dia Mundial da Criança - Prefeito Mirim Foto:Marco Antônio/SECOM Maceió

Vice-prefeito, Marcelo Palmeira.  Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

O apelo global deste ano é o “Go Blue for every children” – Vá de Azul para cada criança. A ideia é que até esta sexta-feira, dia 23, as crianças e os adolescentes possam assumir, por um dia, o “comando” de papéis de visibilidade em diversos meios. A ação pretende ajudar a construir um lugar onde todas as crianças possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados.

Em Maceió, o Dia mundial da Criança é comemorado pelo segundo ano consecutivo. “Seguimos com essa edição defendendo a importância do papel das crianças na sociedade. A ONU celebra a data no sentido de darmos visibilidade às crianças e adolescentes, bem como sensibiliza a todos, sociedade e os gestores, sobre a importância desse protagonismo”, disse Juliana Vergetti, consultora do UNICEF para a Plataforma dos Centros Urbanos em Maceió.

Para a gestora da Assistência Social e articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Celiany Rocha, ações como essa são fundamentais para aproximar a gestão municipal da população que mais precisa das políticas públicas. “Foi um momento onde a criança teve o protagonismo que ela merece ter e que pode levar isso para sua comunidade. Elas puderam conhecer o que as autoridades fazem para elas, não somente nas questões de lazer e direitos, mas de deveres”, disse.

Flávia Farias e Sarah Mendes/Secom Maceió