feed

SEDET

Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente

Avenida Governador Afrânio Lages, 297, Farol.
CEP - 57050-015 // Fones: (82) 3315- 4754 / Disque Denúncia: (82) 3315-4747

Mapas de bairros facilitam escolha de nomes de ruas

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Territorial e Meio Ambiente (Sedet), disponibilizou em seu site os mapas atualizados dos 50 bairros da Capital. A iniciativa tem o objetivo de facilitar para as comunidades que desejam mudar ou nomear logradouros pela Campanha Rua Legal.

pdf_imagem-1

A campanha foi lançada no dia 05 de novembro deste ano e segue até o dia 31 de dezembro. Nesse período, a população poderá enviar sugestões para alterar ou dar um novo nome de ruas de Maceió. Com a campanha, a Prefeitura quer oportunizar o reconhecimento de personagens que exerceram papel importante nas comunidades, mas nunca foram reconhecidos.

“A ideia da Prefeitura é contribuir para que a população coloque nomes de pessoas que, de alguma forma, fizeram história naquele bairro”, explicou diretor de Geoprocessamento da Sedet, Tácio Rodrigues. O objetivo é homenagear personagens importantes, dando a possibilidade dos próprios moradores escolherem, já que eles conhecem as pessoas notáveis e relevantes para os bairros.

Os interessados em fazer parte da Campanha devem encaminhar as sugestões para o e-mail rualegalmaceio@gmail.com ou entregar na sede da Sedet um abaixo-assinado com a indicação da rua que será nomeada. “É importante que o nome seja aprovado pelos moradores da rua em questão”, disse Tácio. No documento, também deve constar um relato expositivo sobre a vida do homenageado, demonstrando sua relevância para a comunidade.

Critérios

Para a escolha do nome do logradouro deverão ser seguidos os critérios determinados pelo Código de Urbanismo de Maceió (Lei nº 5.593/2007).  De acordo com o Código, as ruas não podem receber nomes de pessoas vivas, nem que já sejam de outros logradouros. Também não é permitido alterar nomes históricos ou tradicionais.

As biografias serão analisadas por uma comissão formada por profissionais das áreas jurídica, de arquitetura e engenharia. Após a validação dos nomes, a relação será aprovada por meio de Decreto expedido pelo prefeito de Maceió.

Mapas

Para conhecer os mapas dos bairros da Capital clique aqui. Caso seja registrada qualquer dificuldade de acesso ao mapa pelo site, é possível adquiri-lo diretamente na Sedet, no setor de Geoprocessamento. O órgão está localizado na Rua Governador Afrânio Lages, 297, Farol.

Isa Mendonça / Ascom Sedet

 

bg azul