feed

SEMDS

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Rua Marquês de Abrantes, s/n, Bebedouro
CEP 57018-655 // Fones: (82) 3315-4735 /4736 Parque Municipal: 3358-6232

Parque do Horto lança novo projeto de educação ambiental

Especialistas ambiental darão palestras em programações no Parque do Horto. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Especialistas ambiental darão palestras em programações no Parque do Horto. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

O Parque do Horto realiza, a partir do próximo sábado (24), uma nova atividade para reforçar as ações de educação ambiental. Situada no bairro Gruta de Lourdes e reaberta às visitas há dois meses por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió e o Ibama, a unidade de conservação lança agora o projeto Sábado do Saber Ambiental, que levará especialistas em temas ambientais para falar ao público em mesas redondas e palestras com abordagens sobre a fauna e flora em Alagoas. A primeira edição tem início às 09 horas, aberta ao público, com a participação da professora doutora Selma Torquato, do Museu de História Natural da Ufal.

O Sábado do Saber Ambiental foi estruturado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Horto, que é composto pelo Ibama e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão representante da Prefeitura na cooperação técnica. Gratuito e sem a necessidade de agendamentos para a participação, o projeto acontecerá sempre no último sábado de cada mês com um especialista convidado.

“O objetivo da iniciativa é reforçar o potencial educativo da reserva. Sempre no último sábado do mês teremos uma programação diferente, atividade que complementa os atrativos do local, onde é possível fazer trilhas, reunir a família no piquenique e, a partir de agora, gerar debates proveitosos sobre temas que devem ser de interesse de toda a população. Já contamos com ações educativas nas terças e quinta-feiras, que são exclusivas para visitas guiadas de escolas, e agora ampliamos o trabalho com Sábado do Saber Ambiental”, destacou o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

Pesquisadora do Museu de História Natural e especialista em répteis, Selma Torquato fará a abertura do projeto com a palestra intitulada “Fauna de Anfíbios e Répteis do estado de Alagoas”.  A segunda edição já tem data definida e especialistas convidados.

“No dia 15 de dezembro receberemos os analistas ambientais Paulo Auto e Patrícia Oliveira, que devem falar sobre a importância dos manguezais e do defeso dos caranguejos Uçá e Guaiamum. Assim como a palestra da professora Selma, os demais convidados trarão debates com temas relevantes à preservação do meio ambiente”, disse Cynira França, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama.

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

bg azul