semas feed

SEMSCS

Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social

Sede administrativa: Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá- Maceió- AL.
CEP-57022-190 // Fones: (82) 3315-4747 | Guarda Municipal: Avenida Theobaldo Barbosa, s/n, Conjunto Joaquim Leão, Vergel.
CEP: 57014-510 // Fones: (82) 3315-2848 / 1920

Semscs apresenta ações de enfrentamento às drogas

“A prevenção é a melhor forma de combater a disseminação das drogas em nossa cidade, onde muitas são as famílias sofrendo com esse mal”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto, durante apresentação na Oficina de Trabalho: Políticas Públicas e Ações sobre Drogas no município de Maceió. O encontro foi realizado  nessa quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Maceió e promovido pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas e Ações Sobre Drogas de Maceió (Compad).

Secretário Ivon Berto destacou a importância da prevenção e da repressão qualificada para o combate à disseminação do uso de drogas.

O gestor apresentou as ações realizadas pela pasta sob seu comando, por meio dos setores de Convívio Social e da Guarda Municipal, e que contribuem para prevenção e repressão ao uso de drogas. Ele lembrou também dos perigos do uso excessivo de drogas lícitas, como álcool.

Entre as ações preventivas, destacam-se: o Programa Guarda Faz Escola (GFE), desenvolvido nas escolas públicas municipais em parceria com outros órgãos, com foco na cidadania e na construção de uma cultura de paz; Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP), que dá apoio às ações desenvolvidas pelo município em iniciativas voltadas à população em situação de rua, bem como realiza patrulhamento nos Centros POPs, albergues, CRAS, CREAS e em seu entorno, e faz busca ativa em territórios de vulnerabilidade social e a Bike Patrulha, que realiza ações integradas na orla marítima, orientando a população e coibindo o uso de drogas e outros delitos.

As ações repressivas de delitos também foram apresentadas. A Operação Convívio Seguro é realizada de forma integrada com órgãos municipais, estaduais e federais, de caráter educativo e repressivo, com o intuito de fiscalizar estabelecimentos comerciais melhorando as condições de funcionamento, dentro da legislação vigente, e a conduta dos seus frequentadores. Além de coibir o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, e, principalmente, a presença de crianças e adolescentes.

O Grupamento de Apoio e Ações Operacionais (GAAO) é de pronta resposta operacional e realiza ações de recobrimento de área em apoio às operações preventivas e de repressão qualificada.

Como planejamento para o próximo ano, o secretário propôs a criação de um comitê de prevenção e a criação de locais para recuperação de usuários. “Nossa missão é trazer tranquilidade para a sociedade, para nossas famílias e nossos filhos”, ressaltou.

Também estiveram presentes outros órgãos municipais. Segundo a presidente do Compad, Adriana Toledo, as oficinas de trabalho tem o objetivo de apresentar, ao Conselho, todas as ações realizadas para que conheça tudo o que a gestão municipal faz sobre drogas. “Esse fenômeno das drogas é uma chaga na sociedade; é preciso ter um olhar transformador que resgate esse usuário e o traga de volta à cidadania. Nossa ideia é integrar e ampliar o que já está sendo feito”, afirmou a presidente.

Ela reconheceu a relevância das ações da Semscs, entre elas a do programa Guarda Faz Escola e do GPOP. “É um importante programa de diálogo com as crianças e também cumpre a missão social de construção de uma imagem do agente de segurança como parceiro para fazer uma sociedade melhor”. E completou: “quanto ao GPOP, é motivo de orgulho ter um grupamento de ações voltadas para atenção à população em situação de rua”, concluiu.

Ascom Semscs