SEMAS

CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h

Semana do Bebê: Cras orienta sobre cuidados na Primeira Infância

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), já começou a realizar as atividades voltadas aos cuidados com a criança durante a quarta edição da Semana do Bebê. A ação, iniciativa da Prefeitura de Maceió em parceria com o Unicef, promove atividades relacionadas ao desenvolvimento da Primeira Infância em equipamentos públicos da cidade.

No Cras Dom Adelmo Machado, localizado no bairro do Poço,  aconteceu, nesta segunda-feira (26), um encontro com os pais e responsáveis das crianças atendidas pelo Centro Municipal De Educação Infantil (Cmei) São Sebastião. Eles foram recepcionados com um café da manhã e participaram de discussões com o tema “A importância do brincar seguro”.

Cras Dom Adelmo orientou pais e responsáveis sobre a importância do brincar. Foto: Ascom Semas

De acordo com Djane Pacheco, coordenadora do Cras Dom Adelmo, a ação foi um momento para reforçar os vínculos das famílias e de poder orientar sobre temas que são importantes para a Primeira Infância. “São as atitudes tomadas durante os primeiros anos de vida que vão desenvolver os estímulos das crianças. Os pais receberam orientações das psicólogas sobre quais são os brinquedos indicados para cada idade, a importância que existe no brincar e também a valorização de estar em contato com seu filho”, explicou.

No Cmei São Sebastião, 75 crianças são atendidas diariamente das 7h30 às 17h30. Segundo a diretoria da unidade, Maria Tercila, a ação foi muito especial devido o alcance que teve com os familiares.

Durante as atividades eles receberam orientações, dialogaram, tiraram duvidas e aprenderem alguns jogos recicláveis. Foto: Ascom Semas

“São os pais que estão realmente no cuidado diário, então tivemos a oportunidade de falar sobre como é importante valorizar os pequenos momentos ao lado dos filhos e o resultado que isso dá. O momento de brincadeira tem que ser estimulado, mas de maneira segura, então foi bom para tirar dúvidas e pontuar orientações que acrescentam na formação de todos”, disse a diretora.

“Trabalho na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) então já sabia das ações, mas fiquei feliz com as orientações que recebi durante o encontro. Ser mãe é um aprendizado diário e poder por em prática essas informações enquanto ele ainda é mais novo, vai ser de uma grande ajuda”, afirmou Ayme Araújo, mãe de um menino de 2 anos.

“Tudo foi uma surpresa para mim, assim que inscrevi meu filho eles me informaram dessa orientação que ia acontecer. Adorei, porque a gente no dia a dia não para pra pensar que tem que brincar com os filhos, chegamos geralmente muito cansados, então vou ficar mais atenta para valorizar esses momentos”, comentou Mayara Melissa, mãe de José, atendido pelo Cmei.

A equipe do Cras Dom Adelmo ensinou brincadeiras e alternativas para transformar jogos sustentáveis e mais seguros. Foto: Ascom Semas

Os avós Ernesto e Rosa da Silva acompanham o neto diariamente, então o momento de orientação foi bom para trocarem experiências. “Hoje em dia as coisas mudaram muito de quando éramos apenas pais. É sempre bom ter esse contato com uma equipe mais atualizada para, assim, a gente poder ensinar as coisas certas aos nossos netos”, contou Ernesto.

A Semana do Bebê continua nesta terça-feira (27) no Cras Fernão Velho, às 8h, com atividades em parceria com a unidade de saúde sobre os direitos das crianças e cuidados na Primeira Infância.

Amanda Falcão (estagiária)/ Ascom Semas