feed

SEMEC

Secretaria Municipal de Economia

Rua Pedro Monteiro, nº 47, Centro - Maceió/AL
CEP: 57020-380 // Fone: (82) 3315-3603 / atendimento@semec.maceio.al.gov.br

Maceió vai receber US$ 70 milhões para mobilidade urbana e saneamento

O prefeito Rui Palmeira e o executivo-sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), José Rafael Neto assinaram, na tarde desta quinta-feira (20), em Brasília, o contrato de empréstimo no valor de US$ 70 milhões entre o CAF e o Município. Os cerca de 270 milhões de reais serão utilizados no Programa Revitaliza Maceió, voltado para a melhoria da mobilidade, saneamento básico e requalificação urbana da capital. A solenidade contou também com a presença da procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib, e do secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.

Assinatura do contrato de empréstimo em Brasília

Para o prefeito Rui Palmeira, a assinatura do contrato é fruto de quatro anos de trabalho e representa um marco para o desenvolvimento de Maceió. “É um investimento de grande relevância para a cidade, que vai possibilitar muitas melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida das pessoas em diversos bairros de Maceió, principalmente nos mais carentes. É uma conquista de todos os maceioenses”, comemorou o prefeito.

O objetivo do Programa Revitaliza Maceió é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. A proposta é ampliar o serviço de esgotamento sanitário, minimizar os efeitos dos lançamentos de esgoto na orla marítima, levar esgotamento sanitário para bairros periféricos e viabilizar obras de pavimentação e mobilidade urbana. As obras irão beneficiar, diretamente, mais da metade da população da capital.

“É uma honra para o CAF participar de um projeto de desenvolvimento urbano integrado de longo prazo como o Revitaliza Maceió, que prevê uma mudança estruturante e que vai impactar a vida de toda a população da cidade”, pontuou o executivo-sênior do CAF.

Executivo-sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), José Rafael Neto, Rui Palmeira e a procuradora da Fazenda Nacional, Suely Dib

Os projetos contemplados no Revitaliza Maceió são: tratamento de esgoto por jardins filtrantes do Riacho Salgadinho e Riacho Água Férreas, que vai beneficiar os bairros Poço, Centro e Cruz das Almas; Requalificação de Drenagem da Orla Marítima (combate às línguas sujas), que contempla Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca; irrigação automatizada de jardins, onde a água de reuso vai ser usada nos canteiros das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro; drenagem no bairro do Farol e saneamento básico com Estação de Tratamento de Esgoto nos bairros Canaã, Cidade Universitária, Clima Bom, Garça Torta, Ipioca, Riacho Doce, Tabuleiro do Martins, Santa Amélia e Santa Lúcia.

O Programa contempla ainda a implantação da Avenida Jeferson de Lima Araújo, que vai ligar as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, além de possibilitar a drenagem da Rua Miguel Palmeira, no Pinheiro, que sofre com alagamentos no período de chuvas.

“Foram quatro anos de espera para que o financiamento fosse aprovado. Em outubro deste ano, o projeto passou pelo Senado e esperou até agora pela autorização da Presidência da República. Com a contratação, as obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2019”, disse Rui.

 

Secom Maceió

bg azul